Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

A mais nova praia do Alentejo é “filha” de Alqueva

25 mai, 2017 - 09:57 • Rosário Silva

Fica em Monsaraz e tem a primeira bandeira azul do interior sul de Portugal. Abre em Junho.

A+ / A-

A partir de 1 de Junho há mais uma praia no Alentejo. A praia fluvial de Monsaraz é um projecto que tem vindo a ser preparado com todo o cuidado para dar condições de segurança a quem a frequente.

“É consequência do grande lago que temos aqui ao nosso lado e no último ano fizemos as análises previstas na lei para podermos ter este espaço como zona balnear, fizemo-las também para podermos obter a primeira bandeira azul do interior sul de Portugal”, refere à Renascença, José Calixto.

O presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz revela com satisfação que “conseguimos a bandeira azul e a bandeira de praia acessível num um investimento estruturado e validado pelo turismo de Portugal.”

Localizada a cerca de quatro quilómetros da vila de Monsaraz, vizinha do Centro Náutico, a praia vai dispor de “todas as condições de segurança, com nadadores-salvadores, uma piscina flutuante na margem do lago, um posto médico, instalações sanitárias, um ‘deck’ para que as pessoas com mobilidade condicionada possam aceder sem qualquer problema ao plano de água e acima de tudo com as condições de um lago que nos dá garantias de ser um espaço muito aprazível”, acrescenta o autarca, em declarações à Renascença.

Uma praia para prolongar a estadia na região

“É uma praia para todos os portugueses e não só”, sublinha José Calixto, pois “queremos, sobretudo, valorizar o turismo”.

O autarca lembra que “num raio de 20 quilómetros temos as nossas 600 camas turísticas de elevada qualidade, com taxas de ocupação muito simpáticas” e que esta infra-estrutura serve para fazer face à única variável que ainda não está devidamente trabalhada.

“Já trabalhamos a sazonalidade, mas a estadia ainda não está como queremos pois temos estadias muito curtas. Esta infra-estrutura pretende que as pessoas se fixem um pouco mais e pelo menos na época do Verão possam vir cá, não só pela praia mas também pelos desportos náuticos que ela possibilita.”

Investimento nacional para valorizar o turismo

De acordo com José Calixto, o investimento directo na praia ronda os 350 mil euros.

“Não é um grande investimento, mas a verdade é que desde há sete anos temos investido no Centro Náutico, onde levámos a água potável, colocámos restauração, construímos uma estação de tratamento de águas residuais, energia eléctrica, parque infantil e tudo isso é prévio a este projecto”. Mas feito, acentua, “com a intenção de valorizar o local que tem todas as condições para agora se fazer a praia fluvial.”

O dinheiro é proveniente do programa “Valorizar”, que destina 10 milhões de euros a projectos turísticos situados no interior do país. A linha de apoio tem permitido apoiar o desenvolvimento de projectos previstos no Programa Nacional para Coesão Territorial lançado pelo Governo.

O regulamento do programa prevê o financiamento de projectos de entidades públicas e privadas com apoios financeiros que ascendem a 90% do valor das despesas elegíveis.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anonimo
    26 mai, 2017 Setubal 22:59
    Ainda me lembro pq nao me faço esquecido,como os tais, os do contra, que tanto mal disseram do projeto Alqueva e beneficios indiretos.
  • Vasco
    26 mai, 2017 Santarém 22:18
    O Alentejo está de cara mudada depois de alguns tempos de turbulência vê-se agora com a ajuda da barragem novas culturas e esta praia vem dar mais vida ainda a esta bonita região com boa comida também, parabéns.
  • RP
    26 mai, 2017 castelo branco 17:36
    Creio que em Olivença do lado de lá da barragem já existe um parque temático sobre o Alqueva, com praia fluvial e tudo. Portanto não será a primeira.
  • joao rocha
    26 mai, 2017 Almada 16:56
    Fico satisfeito ao ser criada uma praia fluvial no meu distrito; mas chamo à atenção para perigosidade das embarcações de recreio de propulsão mecânica que, normalmente navegam em águas interiores (águas fluviais), devendo assim ser criada uma zona para banhos de banhistas devidamente sinalizada, com bóias flutuantes a indicar a zona, congratulo - me ao ler noticias que provavelmente vão desenvolver o interior do alentejo.
  • Paulo Ans
    26 mai, 2017 Amadora 10:57
    A ânsia da novidade é tão grande, que a integridade da informação vai pró galheiro, não é senhores «jornalistas»? Vamos fazer uma parangona, um clickbait, que se lixe o resto. certo????? 1ª bandeira azul??? Xanta-inguinorânxia.... Mas sim, deixem-se lá nas vossas praias da Costa da Caparica, e Cascais. Não sonhem conhecer o resto do país, conforme ele é. A malta que curte S. Domingos e não só, agradece a vossa ignorância. Acham-vos piada. mas no fundo até agradece.
  • Oscar
    26 mai, 2017 La chaux de fonds suissa 08:13
    Conheço muinto bem a vila de regengos de monsaras i foi 1 otima ideia essa praia parabens i vou visitar nas ferias
  • Adle Ascot
    26 mai, 2017 Lisboa 08:00
    Parabens ao Sr Presidente e a todos os envolvidos no projecto. Portugal precisa de pessoas nos sitios certos que tenham visao, e sejam honestos, com esses dois valores nas pessoas que são mandatadas pelo povo para gerir os destinos do Pais, Portugal pode tornar-se num lugar ainda mais agradavel para se visitar. O Turismo , e o aproveitamento das nossas terras alentejanas por via do regadio para culturas que ate agora não era possivel serem feitas será uma boa via de desenvovimento. Assim as condições sejam criadas como se fez agora. Resta apelar ao povo que somos todos nós que não critiquem o que aparece feito e com logica e que em contrapartida usem e abusem de tudo, com civismo e responsabilidade. Cabe a todos nós trabalhar em prol dum Pais melhor, onde o civismo e respeito pelo proximo ganhe BANDEIRA AZUL. Para ilustrar a falta de civismo e respeito pelo proximo, foco dois casos com que normalmente sou confrontada, primeiro exemplo, destruição de paragens de transportes publicos ( a autarquia coloca, com o dinheiro dos impostos de todos nós e nós destruimos ) serão jovens? Mas se sim, o que andam a fazer anos e anos em faculdades, nao seria aprender a ser melhores do que os pais que eram analfabetos? Analfab. mas civicos, civismo que lhes era ensinado pelos seus pais com um valente par de estalos quando faziam asneiras. Segundo exemplo: pessima arrumação das viaturas nos espaços publicos muitos onde as autarquias até, já desenharam os espaços, aqui resp. de todos
  • Jorge Ferreira
    25 mai, 2017 Vila Franca de Xira 16:01
    Primeira bandeira azul do interior sul de Portugal??? A RR que se Informe antes de dizer disparates... Então e a Praia da Tapada Grande na Mina de São Domingos - Mértola que já recebeu bandeira gold da Quercus por ter bandeira Azul há mais de 5 anos (já vai para o 6°)?
  • mara
    25 mai, 2017 Portugal 15:39
    Esta zona do Alentejo é linda e a comida deliciosa...
  • Sérgio Silva
    25 mai, 2017 Mafra 15:25
    Parabéns pelo projeto, vai contemplar alguma área de serviço para autocaravanas ? Aguardo Obrigado

Destaques V+