Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Carlos César trava entusiasmo à volta do défice e crescimento económico

25 mai, 2017 - 00:25 • Susana Madureira Martins

O líder da bancada do PS está a partir desta quinta-feira em Bragança para dois dias de jornadas parlamentares e em plena região do interior avisa que o crescimento económico não chega a todos ao mesmo tempo.

A+ / A-

Dias após a recomendação da Comissão Europeia para a saída de Portugal do procedimento por défice excessivo, o líder da bancada do PS e presidente do partido coloca travão no entusiasmo dizendo que “o crescimento económico não se faz da mesma forma por todo o território nacional”.

Numas jornadas parlamentares em plena região do interior do país, Carlos César sublinha que “a verdade é que os cidadãos em situação de pobreza não se distribuem da mesma forma no nosso território e os impulsos de sucesso que temos não marcam com a mesma forma e a mesma intensidade a vida de todas as nossas regiões”.

Ora, acrescenta César, “é justamente isso que nós queremos fazer”, ou seja, “que se tome consciência e que a decisão política tenha consideração a essas desigualdades que o país ainda tem”.

Antecipando aos jornalistas as jornadas parlamentares que começam esta quinta-feira em Bragança, Carlos César admite que “vivemos um país com alegrias fundadas, não só por via da saída do procedimento por défice excessivo, mas sobretudo pelos indicadores em matéria de crescimento económico, exportações, elevado consumo interno”, referindo que esses “são indicadores muito positivos”.

Ao mesmo tempo o dirigente socialista vai dizendo que “o nosso país ainda é muito desigual, há muita gente que vive abaixo do limiar da pobreza, temos muitos problemas para resolver de sustentabilidade, de durabilidade de alguns percursos”.

Nestas jornadas em Bragança, os deputados socialistas dão, assim, “ênfase às questões do Portugal menos convocado para a decisão política, o Portugal do interior”, diz César, não deixando, porém de observar casos de sucesso. De resto, as jornadas acontecem sob o lema “Portugal Melhor-Portugal de Sucesso”.

Segundo o líder parlamentar socialista, a bancada quer “mostrar o Portugal de sucesso”, porque, diz “ são essas constatações que queremos também ter para que se constituam como ignições e impulso para que regiões mais deprimidas possam ter um melhor desempenho”.

Descentralização já podia “estar concluída”

Com as eleições autárquicas de 1 de Outubro em pano de fundo, Carlos César não afasta a possibilidade de o tema da descentralização ser discutido com autarcas da região.

Os deputados socialistas vão visitar os doze concelhos do distrito de Bragança e o líder parlamentar do PS confessa que “gostaríamos muito que nesta fase da nossa vida política e parlamentar este processo já pudesse estar concluído”.

A questão é que “não está”, mas a César parece-lhe “evidente que hoje que há uma vontade maioritária das forças parlamentares a que este processo já possa ter avanços”.

Para o dirigente socialista “é fundamental que os nossos autarcas beneficiem no decurso do próximo mandato de um reforço de competências e de meios que lhes permita dar um contributo mais capaz para o desenvolvimento do país”.

As jornadas parlamentares que se realizam em Bragança terminam esta sexta-feira, estando prevista a participação do Secretário-Geral do PS e primeiro-ministro, António Costa, que irá encerrar os trabalhos com um discurso.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • mendes
    25 mai, 2017 braga 17:27
    meu caro amigo se penssas que e o ps que esta a governar o pais estas enganado quem governa o pais e o be -pcp -cgtp e ugt-e alguns oportunistas que estao no ps comecando pelo costa

Destaques V+