Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Sistema fiscal "beneficia os mais ricos e prejudica os pobres", diz Ferreira Leite

24 mai, 2017 - 17:48

Antiga ministra considera "injusto e inaceitável" que parte dos rendimentos das empresas "não sejam tributados no país onde são gerados".

A+ / A-

A antiga ministra das Finanças Manuela Ferreira Leite defendeu esta quarta-feira que o sistema fiscal em Portugal deve ser simplificado, uma vez que a sua complexidade "beneficia os mais ricos e prejudica os pobres".

"O grande problema que se nos vai por é a questão fiscal. Vai ser premente em termos de discussão política e europeia", disse a economista na 5.ª Edição do Fórum das Políticas Públicas realizado no ISCTE - IUL, em Lisboa, lembrando que o sistema fiscal português "é altamente complexo" e que "grande parte dos países que fazem reformas fiscais é para simplificar o sistema".

E prosseguiu: "A complexidade do sistema fiscal é cada vez maior e o aumento do número de conflitos significa uma máquina fiscal que não funciona, que não permite maior redistribuição, equidade e melhor eficiência".

"Os sistemas fiscais mais complexos beneficiam os mais ricos e prejudicam os pobres", advertiu a economista, lembrando também que a questão da harmonização fiscal na União Europeia em relação ao IRC, "não existe e é um grande problema de concorrência".

Manuela Ferreira Leite considerou também que "é injusto e inaceitável" que parte dos rendimentos das empresas "não sejam tributados no país onde são gerados", dando como exemplo o Luxemburgo.

Para a antiga ministra isso cria "uma distorção na concorrência, que é verdadeiramente inaceitável" e lembrou que aqueles países que "são muito rígidos" e por isso menos abertos à harmonização fiscal "são os que mais beneficiam".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pariotismo
    25 mai, 2017 15:21
    "Manuela Ferreira Leite considerou também que "é injusto e inaceitável" que parte dos rendimentos das empresas "não sejam tributados no país onde são gerados", dando como exemplo o Luxemburgo" Muito Bem! Devia ser obrigatório por Lei. Vejo aqui, um apelo PATRIÓTICO...a economia portuguesa saia fortalecida seguramente, e, agradecia...
  • esta sra
    25 mai, 2017 lis 12:36
    por vezes dá o dito por não dito! E quando se trata de reconhecer as praticas desastrosas adotadas pelo seu partido e condená-las, tenta, clubisticamente, defendê-las ou menosprezá-las, sendo incapaz de reconhecer aquilo que está a ser bem feito e com resultados positivos, por quem não é do seu partido! Para quem pretende mostrar isenção nos comentários que expressa, verifica-se que não atinge completamente, esses objetivos!
  • Leonardo
    25 mai, 2017 Massamá 08:48
    Esta Sra. não tem legitimidade para falar do sistema fiscal, alterou a elei de modo a que o IRC imposto sobre os lucros, tributasse também a despesa"Tributações autónomas" o que é inconstitucional basta ler a Constituição estão lá os lucros e não o imposto sobre os lucros a incidir sobre a despesa EX: empresa com 221.000€ lucro vai pagar 182.000 de imposto - taxa efectiva de imposto 82% - esta empresa só tem de fugir daqui, se puder claro! Deixo uma à Dra. Ferreira Leite as suas reformas - pensões vão continuar a ser pagas esteja descansada ok
  • Sempre Franca
    25 mai, 2017 01:45
    Aí está. Ferreira Leite,, com um rosto alegre, simpático, como sempre franca e sem papas na língua.,Toda a verdade...
  • Atento
    24 mai, 2017 Aveiro 23:35
    Ahh, que surpresa! Então é quando ela era min das finanças, já não era assim? São todos muito bons, com muita visão, quando estão fora...
  • Maria Santos
    24 mai, 2017 22:02
    É... tanto o PS como o PSD e o CDS, sem esquecer o PCP e o BE, o PAN, aida não se sabe. defendem, à sua maneira, o seu poder e os seus lobis.
  • Manuel
    24 mai, 2017 21:23
    "Socialismo puro e duro" está literalmente a exagerar. Não faz isso por menos? Coitada da Senhora.Mas olhe, se estivesse a liderar o PSD, o A.Costa, quem sabe?Uma aliança de centro esquerda..
  • Pedro
    24 mai, 2017 Madeira 21:08
    Grande verdade,Os ricos mais ricos e os pobres cada mais pobres.
  • Carla Correia
    24 mai, 2017 Lisboa 19:43
    De facto esta social democrata que balança entre esta e o socialismo puro e duro tem razão.Só foi pena quando foi ministra que tutelava o fisco não tivesse posto muita coisa na ordem e onde teceu considerações sobre os Portugueses individualmente e pequenas empresas como desonestos com o fisco.Mas nos grandes não disse o mesmo.Por isso nos sociais democratas há de tudo,como há socialistas disfarçados de comunistas estalinistas e maoístas e conforme a dança seguem a música. Por isso o que parece,ás vezes não é.
  • Manuel
    24 mai, 2017 19:00
    Esta Senhora é, SOCIAL-DEMOCRATA!O que é uma coisa rara no PSD atual,onde reina uma concentração de liberais e neoliberais.

Destaques V+