Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Megaoperação da ASAE. Dia de fiscalização de Bragança a Faro

18 mai, 2017 - 09:04

ASAE vai estar no terreno 24 horas. Está a decorrer em todo o país uma operação de fiscalização ao transporte de alimentos.

A+ / A-

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica tem em curso uma operação nacional. Ao longo esta quinta-feira, de Bragança a Faro, a ASAE vai fiscalizar o transporte de alimentos.

Mais de 100 fiscais estão distribuídos por 45 pontos, desde as 6h30 da manhã.

O inspector-geral da ASAE diz que objectivo é garantir a qualidade dos produtos até chegarem ao consumidor, por isso esta acção incide na "fase intermédia de transporte". Segundo Pedro Portugal Gaspar, desde 9h30 foram inspeccionados mais de 300 veículos e instaurados meia dúzia de processos de contra-ordenação.

“Tivemos também uma apreensão acima de 200 quilos de moluscos, bivalves. Aqui está um exemplo de um produto tipicamente com alguma perigosidade”, disse.

A operação está centrada à entrada das cidades e dos pólos industriais. Estão a ser verificadas as condições de higiene-sanitárias e de acondicionamento, temperaturas, validades e guias de transporte.

“A ASAE tem a responsabilidade de assegurar a segurança dos produtos desde a produção até ao retalho. Nós estamos a inspecionar a sua fase intermédia, ou seja, a do transporte. Claro que estamos a ter mais atenção à parte alimentar porque têm outras condições de exigibilidade e da salvaguarda da segurança alimentar e que merece mais a nossa preocupação”, explicou.

No terreno estão fiscais e elementos da GNR. A operação dura 24 horas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Soares
    18 mai, 2017 Figueira da Foz 22:45
    E fiscalizarem os talhos ambulantes das feiras não ,como é possível venderem carne naquelas condições .
  • mendes
    18 mai, 2017 braga 11:31
    fiscalizem os produtos vindos da china que entram no pais sem impostos sao comercializados e vendidos nas lojas dos chineses sem iva
  • Carzen
    18 mai, 2017 Lisboa 11:08
    Em prol da defesa dos consumidores, estas acções tem todo o meu apoio !!
  • Eduardo Oliveira
    18 mai, 2017 Tábua 10:59
    Iniciativa louvável, mas que só deveria ser noticiada, por motivos óbvios, no final da operação!
  • João
    18 mai, 2017 Fundão 10:43
    Este tipo de notícias só deviam ser tornadas públicas após o termino das operações.
  • Antonio Sou
    18 mai, 2017 Alverca 09:39
    Espero que passem por Alverca e "passem a pente fino" os restaurantes....

Destaques V+