Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa dá Salvador Sobral como exemplo da criatividade portuguesa

15 mai, 2017 - 11:27 • Susana Madureira Martins

O primeiro-ministro esteve na abertura de uma cimeira de negócios de luxo, em Lisboa. E recorreu a Salvador para mostrar o que "tem mais valor neste mundo global".

A+ / A-
Salvador "feliz" por dar visibilidade à música portuguesa
Salvador "feliz" por dar visibilidade à música portuguesa

O primeiro-ministro usou, esta segunda-feira, o cantor Salvador Sobral, vencedor do Festival Eurovisão da Canção, como exemplo da criatividade portuguesa.

“Cantando em português, sem que os seus ouvintes em todo mundo tivessem acesso à tradução simultânea, e sobretudo com uma canção onde, mais do que se dizia, a expressão pessoal do sentimento foi a chave daquele resultado, demonstra bem o que hoje tem mais valor neste mundo global: é aquilo que se conseguiu diferenciar pela intrínseca qualidade humana insubstituível pelos robôs que melhoram a nossa produtividade ou insubstituível pela falta de criatividade”, descreveu na abertura da cimeira de negócios de luxo, em Lisboa.

António Costa já tinha falado de artistas plásticos, como Joana Vasconcelos, e dos prémios internacionais de arquitectura atribuídos a Portugal para exemplificar a excelência da criatividade nacional, mas agora lembrou o sucesso no Festival da Eurovisão.

Portugal ganhou no sábado, pela primeira vez, o festival com "Amar pelos dois", interpretada por Salvador Sobral. A final do Festival Eurovisão da Canção foi disputada, em Kiev, por 26 países.

E o que se quer para os negócios de luxo? Segundo o primeiro-ministro, é importante conservar a capacidade diferenciadora da qualidade da produção industrial nacional. “Mas sabemos bem que, tal como a Europa, Portugal para ser competitivo no mundo precisa de crescer na cadeia de valor: precisamos de ter bons artesãos, bons operários e excelentes engenheiros”.

Sobre a política nacional nem uma palavra, pois a plateia internacional obrigou a um discurso sobre como é bom investir em Portugal.

Mas o primeiro-ministro teve a ajuda de Durão Barroso, ex-presidente da Comissão Europeia e actual alto quadro do banco Goldman Sachs. “É um grande país. É um país estável, não tem a polarização que existe noutros países. É seguro. As pessoas são muito hospitaleiras. Claro que o país ainda tem problemas, mas em termos de qualidade de vida e de custo benefício, é certamente um dos melhores países em que viver e em que investir”, caracterizou perante líderes de algumas das maiores marcas mundiais.

A cimeira, organizada pelo jornal britânico “Financial Times”, conta com cerca de 400 os participantes.

Salvador trouxe o caneco da Eurovisão. E fez história
Salvador trouxe o caneco da Eurovisão. E fez história
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • osinda
    17 mai, 2017 palmela 21:26
    Senhor heitor rui moreira ja disse que no porto nao ha pao para malucos! O merito e de salvador sobral! Os politos tem a mania que sao donos dos outros!
  • Manuel
    15 mai, 2017 14:10
    Ando com azia, deste a tomada de posse deste governo!
  • bobo
    15 mai, 2017 lisboa e outra 13:54
    A criatividade do Costa foi chegar a primeiro ministro sem mérito , sem ter ganho eleições
  • Rui Nobre Martins
    15 mai, 2017 Portugal 13:47
    Tem toda a razão Mendes, o Passos Coelho e o Paulo Portas são honestos e bons...em particular o Portas, esses lutador da Pátria, que põe sempre, mas sempre os interesses pessoais de pois dos interesses do País. Ó Mendes, será que vai chover esta semana?
  • bobo
    15 mai, 2017 lisboa e outra 13:41
    O Mendes disse tudo
  • Pinto
    15 mai, 2017 LX 13:27
    Se fosse o Pafioso Coelho mandava-o emigrar!
  • mendes
    15 mai, 2017 braga 13:12
    precisamos e de bons e honestos politicos e nao de xulos e oportunistas que tudo lhes serve para campanha eleitoral

Destaques V+