Tempo
|
A+ / A-

​Guterres quer encontro com Macron "num futuro muito próximo"

08 mai, 2017 - 23:24

Secretário-geral da ONU felicitou o próximo Presidente de França.

A+ / A-

O secretário-geral da ONU, António Guterres, felicitou esta segunda-feira o vencedor das eleições presidenciais francesas, Emmanuel Macron, e disse querer reunir "num futuro muito próximo" com o próximo Presidente da França.

"Felicitamos o povo da França por uma eleição presidencial bem sucedida e o Presidente eleito, Emmanuel Macron, pela sua vitória", disse o porta-voz de Guterres aos jornalistas num 'briefing' nas Nações Unidas.

Stephane Dujarric disse que Guterres vai escrever uma carta a Macron convidando-o para um encontro "num futuro muito próximo" e lembrou que a França "é um parceiro muito valioso" da ONU.

"Esperamos um envolvimento rápido", disse o porta-voz.

No encontro, disse Dujarric, os dois responsáveis deverão discutir temas como as mudanças climáticas, a luta contra o terrorismo e operações de manutenção de paz.

A eleição de Macron é uma boa notícia para Guterres e para a ONU, numa altura em que o Presidente dos EUA, Donald Trump, deve anunciar se mantém a promessa de campanha de retirar os EUA do Acordo do Clima de Paris, um acordo assinado por 175 país na ONU no ano passado.

Macron, que prometeu durante a campanha manter a França neste compromisso, convidou hoje os cientistas dos EUA que investigam alterações climáticas a desenvolver pesquisa no seu país.

Macron, um candidato centrista, venceu no domingo a segunda volta das presidenciais francesas, com 66%, derrotando a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen (34%).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+