A+ / A-

​Manuel Pizarro deve avançar como candidato do PS ao Porto

06 mai, 2017 - 09:59 • Eunice Lourenço

Polémica com Rui Moreira marca convenção autárquica do PS.

A+ / A-

Manuel Pizarro, actual vereador e líder da federação do PS-Porto, deve avançar já hoje como candidato socialista à Câmara do Porto. Ficará, assim, por terra o apoio do PS ao actual presidente, Rui Moreira, que na sexta-feira ainda deixou esse apoio em aberto. O anúncio deverá ser feito ao meio-dia, em conferência de imprensa.

A decisão de avançar com candidatura própria foi, ao que a Renascença sabe, a decisão da concelhia do Porto que se reuniu esta sexta-feira à noite, já depois de Rui Moreira, em entrevista à SIC, ter deixado a porta aberta ao apoio dos socialistas.

O actual presidente da Câmara do Porto não gostou de, em duas entrevistas, a secretária-geral-adjunta do PS, Ana Catarina Mendes, ter falado da sua candidatura e da sua esperada vitória como sendo também do PS.

Primeiro, na manhã de sexta-feira, membros do movimento de Rui Moreira tornaram público que o candidato independente recusava o apoio socialista. Depois, o próprio, em entrevista à SIC, disse que o que é irrevogável é que a sua candidatura é independente e não tem coligação com nenhum partido. Se algum partido quiser apoiar apoia.

Rui Moreira disse ainda que mantém a intenção de ter Manuel Pizarro na sua lista, mas não como número dois e não por ser do PS, mas pelas suas qualidades. Pizarro foi o candidato do PS há quatro anos, mas depois das eleições fez um acordo com Rui Moreira para a governação da câmara e tem sido, na prática, o seu número dois.

A expectativa do PS era colocar três nomes na nova vereação do Porto, mas Rui Moreira não quer negociar lugares com partido e deixou isso claro.

Perante esta situação, o PS tinha a opção de ainda manter o apoio a Rui Moreira ou avançar com candidatura própria. E a concelhia do Porto prefere “ir à luta”.

As estruturas socialistas continuam reunidas este sábado de manhã, podendo, segundo fontes contactadas pela Renascença, anunciar ao início da tarde já o nome de Manuel Pizarro como cabeça de lista.

Pizarro teve um dos piores resultados do PS no Porto, numas eleições em que o PSD ficou em terceiro lugar, com Luis Filipe Menezes a ver completamente frustradas as suas expectativas de conquistar a autarquia.

Para as autárquicas deste ano, o PSD escolheu o independente Álvaro Santos Almeida, o PCP a candidata Ilda Figueiredo e o Bloco escolheu João Semedo. O PS, que ia apoiar Rui Moreira, deve acabar por entrar autonomamente na corrida com Manuel Pizarro.

Esta polémica acaba por marcar a convenção autárquica do PS, que decorre este sábado à tarde em Lisboa e que será encerrada por António Costa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ó paula silva
    06 mai, 2017 port 12:43
    não concluas nem faças juízes de valor de quem não conheces!!...é muito feio! Dedica-te à pesca de pokemons ou de gambozinos!
  • rosinda
    06 mai, 2017 palmela 12:12
    O meu marido foi quem escutou rui moreira na sic entrou em casa dizendo o que ele era um homem com personalidade!
  • Paula Silva
    06 mai, 2017 Porto 10:18
    Sim senhor moreira! Andas-te a jogar Xadrez com eles e foste comido.Isto mostra. a tua infantilidade em acreditares em quem não é sério e este PS de costa,cezar e outros é do pior em falta de palavra honrada e de vergonha.

Destaques V+