A+ / A-

Associações de cinema temem um "novo ano zero" na produção nacional

05 mai, 2017 - 17:48

A abertura dos concursos de ajuda financeira às associações já deveria ter aberto há um mês. O atraso justifica-se por alterações na regulamentação da lei do Cinema, mas os realizadores e productores receiam a paralisação do cinema português. Um apelo ao primeiro-ministro foi feito esta sexta-feira.

A+ / A-

O atraso na abertura dos concursos de apoio financeiro ao cinema e audiovisual português está a preocupar catorze associações do sector, que já temem “um novo ano zero” na produção nacional, como aconteceu em 2012.

Como o calendário ainda não foi publicado pelo Instituto de Cinema e Audiovisual (ICA), as associações decidiram fazer um apelo ao primeiro-ministro, António Costa, esta sexta-feira para que intervenha e ponha “cobro a este sucessivo adiamento” e para que não deixe “paralisar totalmente a actividade do cinema” português em 2017.

As associações criticam os discursos do ministro e secretário de Estado da Cultura em relação ao assunto. “Continuam a produzir declarações públicas de que os concursos vão abrir” em breve e de que está confirmado um “montante de 18 milhões de euros para esse efeito”, mas o que se regista é que o ICA está há “quatro meses absolutamente paralisado”.

A Secção Especialidade de Cinema e Audiovisual (SECA) divulgou no início de Abril as listas dos júris que decidem quais os projectos que recebem ajuda financeira. Prometeu ainda que a abertura dos concursos seria até ao final do mês.

Entre os apelantes, estão a Associação Portuguesa de Realizadores, a Associação de Productores de Cinema Independente e a agência Portugal Film. Os festivais Curtas de Vila do Conde, Doclisboa e Indielisboa também são agentes do apelo. Ainda se incluem o Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovis (SINTTAV), o Sindicato dos Músicos e dos Profissionais do Espectáculo e do Audiovisual (CENA) e o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE).

Questionada sobre a abertura dos concursos, a secretaria de Estado da Cultura referiu que aconteceria “nos próximos dias”.

O atraso na publicação do calendário dos concursos motiva-se pela revisão das mudanças feitas à regulamentação da lei do Cinema e por se estar à espera do Ministério das Finanças publicar as Portarias de Extensão de Encargos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+