Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fisco já reembolsou quase 500 milhões de IRS

04 mai, 2017 - 09:10

Este ano há um prazo único ​para a entrega das declarações: entre 1 de Abril e 31 de Maio.

A+ / A-

As Finanças já reembolsaram quase 500 milhões de euros relativos ao IRS dos portugueses, segundo os dados oficiais divulgados esta quinta-feira.

De acordo com uma nota do gabinete do ministro das Finanças, até ao dia 2 de Maio foram reembolsados 495 milhões de euros, correspondentes a 591.489 declarações de IRS.

"O número de contribuintes já reembolsados é cerca de 15 vezes superior ao dia homólogo do ano passado (quando tinham apenas sido reembolsados 38.568 contribuintes) ", informa o mesmo texto.

Mais de um milhão de declarações foram já processadas e, além dos reembolsos, resultaram 72 mil notas de liquidação e 337 mil declarações sem reembolso ou pagamento.

Segundo as informações, o IRS automático permitiu um aceleramento do processamento das declarações e, nos casos aplicáveis, da transferência do reembolso aos contribuintes.

No mesmo período, foram entregues três milhões de declarações, um valor ligeiramente abaixo ao de anos anteriores, que as Finanças explicam com a existência de um prazo único para a entrega das declarações (entre 1 de Abril e 31 de Maio), ao contrário do que aconteceu no passado.

Das declarações já entregues, 20% (599.485) correspondem a confirmações de IRS automático, uma opção nova que permite aceder a uma declaração já preenchida e a sua entrega de uma forma simples e rápida.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+