Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Abril seco e quente. Mês bate recorde dos últimos 86 anos

03 mai, 2017 - 09:25

As temperaturas mais quentes foram registadas em Aljezur (32,9 graus), no distrito de Faro, e Mora (32,8 graus), no distrito de Évora.

A+ / A-

O mês de Abril em Portugal continental foi “extremamente quente e seco”, tendo sido registada uma onda de calor e o valor mais alto da temperatura máxima dos últimos 86 anos, de acordo com o Boletim Climatológico divulgado na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O instituto indica que ao longo do mês, e em particular no período de 2 a 24, ocorreram valores muito altos da temperatura máxima, muito superiores aos normais para este mês, sendo de destacar os períodos de 10 a 12 e de 17 a 19.

Segundo o IPMA, o maior valor da temperatura máxima (32,9 graus) foi registado em Aljezur, no distrito de Faro, e o segundo mais alto (32,8 graus) em Mora, distrito de Évora.

Quanto à temperatura mínima, o maior valor (19,1 graus) ocorreu no dia 12 em Portalegre.

O instituto adiantou que no mês de Abril verificou-se uma onda de calor de grande duração e extensão nos períodos de 2 a 24 nos distritos de Bragança, Guarda e Castelo Branco, de 2 a 13 e de 15 a 24 de Abril nas restantes regiões do Norte e Centro-Norte (com excepção da faixa costeira), em grande parte dos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal.

De acordo com o boletim, foi também registada uma onda de calor entre os dias 2 e 13 de Abril nas regiões do Centro-Sul e no Alentejo.

Depois de 1945, 2011, 1997 e 1949, este foi o quinto mês de Abril mais quente.

Mês seco

Em relação à precipitação, o mês de Abril classificou-se como extremamente seco, sendo o mais seco desde 1931 (86 anos).

De referir que em cerca de 40% das estações da rede meteorológica do IPMA não foi registada precipitação até ao dia 29 de Abril.

O Boletim Climatológico do IPMA adianta que no final do mês de Abril, em relação ao mês de Março, verificou-se um aumento significativo da área em situação de seca, em particular nas regiões do Norte e Centro com muitos locais nas classes de seca meteorológica moderada e severa.

No final do mês de Abril cerca de 96% do território estava em seca fraca a moderada e apenas a região do Algarve não se encontrava em situação de seca.

A quantidade de água armazenada aumentou em cinco bacias, mas desceu em sete, em comparação ao mês de Março, segundo o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

Das 60 albufeiras monitorizadas, 27 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e nove têm disponibilidades inferiores a 40% do volume total.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+