Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Esgotou-se o diálogo" entre Câmara de Almeida e Caixa

02 mai, 2017 - 19:35

Reunião entre administração do banco estatal e o presidente da câmara correu mal. António Baptista Ribeiro apela à mobilização contra o encerramento da agência da Caixa em Almeida e avisa que "tudo pode acontecer" e "já há sinos a rebate".

A+ / A-

O diálogo “esgotou-se” e agora é tempo de mobilização contra o encerramento da agência da Caixa Geral de Depósitos (CGD) em Almeida, afirmou o autarca António Baptista Ribeiro após uma breve troca de palavras com a administração do banco estatal.

A reunião desta terça-feira à tarde na sede da CGD, em Lisboa, para tentar encontrar uma alternativa de consenso não correu bem.

O presidente da Câmara de Almeida disse aos jornalistas que lhe foi imposta uma exigência: para reunir com o conselho de administração da Caixa tinha que desmobilizar os populares que estão concentradas no balcão de Almeida.

António Baptista Ribeiro respondeu que não podia desconvocar um protesto que não tinha sido organizado por ele e exigiu a manutenção do serviço de Tesouraria em Almeida.

“Não tive resposta positiva e quebrou-se o diálogo. Levantei-me e esgotou-se o diálogo”, adiantou o autarca.

Questionado sobre se a agência da Caixa vai fechar amanhã, António Baptista Ribeiro diz que não sabe, mas promete a “mobilização” da população para impedir o fecho do banco na vila sede de concelho.

O que pode acontecer em Almeida nos próximos dias? “Não sei. Pode acontecer tudo. Creio que já há lá sinos a rebate e mais umas coisas assim. Pode acontecer tudo”, adverte o presidente da câmara.

O autarca já pediu uma reunião ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e está aberto ao diálogo para evitar um caso que diz ser único em Portugal.

“O senhor Presidente da República, que é um homem de consensos e diálogo, ajude-nos. Vou apelar ao senhor Presidente da República, ao primeiro-ministro ao conselho de administração. Eu continuo aberto ao diálogo, agora, a minha indignação tem que ser mostrado neste momento”, rematou António Baptista Ribeiro.

Os habitantes de Almeida voltaram esta terça-feira a ocupar a agência da Caixa Geral de Depósitos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+