Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

É recorde. Mais de 300 praias portuguesas com Bandeira Azul

29 abr, 2016 - 18:25

Portugal está no topo a nível mundial. Bandeira que distingue a qualidade das zonas balneares vai na 30ª edição.

A+ / A-

A Bandeira Azul vai ser hasteada este ano em 314 praias, mais 15 atribuições do que em 2015, ultrapassando pela primeira vez a barreira das três centenas, anunciou esta sexta-feira o presidente da associação promotora em Portugal. O galardão vai ser entregue também a 17 marinas, mais duas do que no ano passado.

No ano em que se comemoram 30 anos de Bandeira Azul, sob o mote "Trinta anos, trinta critérios, um objectivo", José Archer referiu que o facto de a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) atribuir mais de 300 distinções a praias é uma marca "significativa".

Este número "representa aproximadamente 55% das praias designadas [com reconhecimento oficial] em Portugal", colocando, percentualmente, o país no topo a nível mundial, afirmou o responsável aos jornalistas, após a conferência de imprensa de anúncio das atribuições deste ano, em Lisboa.

Em termos de valores brutos, Portugal, com 314 Bandeiras Azuis, é o quinto país com mais galardões conferidos, entre os 54 países que os atribuem, atrás da Espanha (578), Turquia (436), Grécia (395) e França (379).

Do total das bandeiras que vão ser hasteadas nas praias portuguesas, 292 são em praias costeiras e 22 são em praias fluviais, registando-se entre elas 10 que nunca tinham recebido a distinção.

As praias que entram e saem

Adaúfe (concelho de Braga, na região Norte); Piódão (Arganil), Bogueira (Lousã), São Pedro da Maceda (Ovar) e Torrão do Lameiro (Ovar), na região Centro; Bolestim (Vila de Rei, na zona que a associação denomina Tejo); Rocha Baixinha (Albufeira) e Amoreira Mar (Aljezur), no Algarve; Furna de Santo António (São Roque do Pico, Açores) e Cabeço da Ponta (Porto Santo, Madeira) são as novidades da lista.

Em termos de reentradas em relação ao ano passado, registaram-se 14, enquanto nove praias deixaram de ter a distinção. Saíram as praias da Senhora da Boa Nova (Matosinhos), da Crismina, da Rainha, da Conceição, da Duquesa e da Poça (Cascais), da Roca Mar, do Garajau (Santa Cruz, na Madeira) e a Praia (Santa Cruz da Graciosa).

As praias da Rua 37, da Frente Azul (Espinho), da Congida (Freixo de Espada à Cinta), da Lagoa (Póvoa de Varzim), da Quinta do Barco (Sever do Vouga), de São Martinho do Porto (Alcobaça), de São Bernardino (Peniche), da Armona Ria (Olhão) e a praia Atlântica (Grândola) foram as que voltaram a conquistar a bandeira em Portugal continental.

Nas ilhas, as praias que reentraram para a lista foram as do Clube Naval do Funchal, dos Reis Magos (Santa Cruz),do Almoxarife, do Porto Pim (Horta) e dos Moinhos (Ribeira Grande).

Algarve com mais bandeiras

A região Norte conta este ano com 69 bandeiras nas praias (mais quatro do que em 2015), o Centro ganhou cinco, tendo um total de 32, a região Tejo tem 52 (menos duas do que no ano passado) e o Alentejo 27 (mais uma do que em 2015).

O Algarve continua a ser a região do país com mais praias galardoadas, tendo agora 88 (mais três), os Açores ficam com 34 bandeiras (mais três) e a Madeira conta com 12 (mais uma).

Comparativamente ao ano passado, as marinas/portos de recreio receberam duas bandeiras a mais, perfazendo um total de 17.

As duas entradas registaram-se na Madeira - Funchal e Quinta do Lorde -, que não tinha qualquer marina distinguida em 2015.

Os Açores são a região com mais marinas galardoadas (cinco), seguida do Algarve (quatro) e do Tejo e do Alentejo (cada uma com três).

A associação revelou estarem planeadas para este Verão 707 actividades de educação ambiental, em 650 praias e 57 marinas, havendo ainda concurso sobre práticas sustentáveis e códigos de conduta.

Tendo em conta os critérios de atribuição da Bandeira Azul, desde a "informação e educação ambiental", "qualidade da água", "gestão ambiental e equipamentos" e "segurança e serviços", o presidente da ABAE, José Archer, considera que a possibilidade de se hastearem 314 bandeiras este ano é reflexo "de um caminho de sucesso".

José Archer afirmou que se atingiu o objectivo de "ter a Bandeira Azul representada como uma marca de desenvolvimento sustentável, uma marca de confiança" das praias portuguesas.

As cerimónias oficiais de hastear das primeiras Bandeiras Azuis de 2016 estão programadas para 1 de Junho, no concelho de Mafra, 3 de Junho, no Porto de Recreio de Sines e no dia 17 de Junho, em Góis.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Loyd
    30 abr, 2016 Uruguaio 07:04
    As praias em Portugal estão sempre cheios de lixo. Que bandeira azul??? Só mentira
  • Nelson
    30 abr, 2016 Presa 00:19
    Como é possível que a PRAIA DE MIRA no distrito de Coimbra, que é a única praia do mundo com bandeira azul há 30 ANOS, na aparece nem uma única referencia nesta notícia?...
  • EugenioFranco Pinto
    29 abr, 2016 Peniche 21:16
    Quero aqui deixar um grande elogio à todos os responsáveis, nomeadamente, aos autarcas pelo excelente trabalho no tratamento dos efluentes, logo em prole da defesa do ambiente mas também em favor do turismo que tanto dinheiro dá
  • David
    29 abr, 2016 centro 18:53
    O numero excessivo de pessoas numa dessas praias pode justificar a retirada da bandeira azul.

Destaques V+