Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Douro TGV”. Não é um comboio, mas serve para "acelerar" a região

28 abr, 2017 - 12:11 • Olímpia Mairos

A iniciativa de três dias quer promover o melhor que há na região do Douro com o turismo, a gastronomia e o vinho em destaque.

A+ / A-

O “DOURO TGV” vai chegar a Vila Real não em forma de comboio, mas de um evento que promete promover o melhor da região, ou seja, o “Turismo, a Gastronomia e o Vinho”.

A iniciativa realiza-se entre 10 e 12 de Maio, no Regia Douro Park - Parque de Ciência e Tecnologia, e é dirigida aos agentes e às gentes da região, aos diversos alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a todos os players cujas actividades versem turismo, gastronomia e vinho.

O arranque é dado pela gastronomia. Sob a designação ‘Douro Gourmet’ o programa divide-se em quatro abordagens temáticas: Douro Internacional, Douro Integral, Douro Glocal e Douro Mundial.

A apresentar casos de sucesso e a debater novas oportunidades para o Douro estarão chefes de renome, gastrónomos e especialistas em produtos como porco bísaro, a maçã, a castanha, o azeite, ervas e flores comestíveis.

O dia contempla ainda momentos de degustação de produtos endógenos, mas também de sabores mais exóticos e inusitados.

O turismo marca o segundo dia do evento. Sob o mote “Douro 3.0.” vai ser explorada a vertente tecnológica ligada ao turismo.

Segundo a organização, a “realidade aumentada e a procura de soluções integradoras de serviços e produtos trazem uma nova perspectiva às relações entre clientes e empresas, pessoas e territórios”.

Neste dia serão apresentados alguns projectos de investimento turístico que estão previstos para o Douro.

O último dia do evento é dedicado ao vinho e aqui destaca-se a primeira edição do “Concurso de Vinhos Douro TGV by Regia-Douro Park”, no qual serão eleitos os melhores brancos e tintos, de entre os vinhos presentes na “Mostra de Vinhos e Sabores Douro TGV”.

Serão ainda apresentadas diferentes regiões vitivinícolas numa espécie de “viagem enológica” conduzida pelo espanhol Raúl Perez, a francesa Valerie Lavigne e o luso australiano David Baverstock, e moderada por Tim Hogg, cientista na área da enologia, professor universitário e diretor do Centro de Excelência da Vinha e do Vinho (CEVV).

O programa termina com um painel “O vinho e o digital”, que vai ser dividido em três sub-temas: “A escrita e crítica digital”, “Ferramentas digitais ao serviço do vinho” e “Vinhos, filhos do digital”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+