A+ / A-

Almaraz. Santos Silva espera resolver caso até Abril

08 mar, 2017 - 19:55

No entanto, se os espanhóis não cumprirem o compromisso, Portugal volta a apresentar queixa junto das instituições europeias.

A+ / A-

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, quer ter resolvida até Abril a questão da Central Nuclear de Almaraz.

Augusto Santos Silva foi ouvido esta quarta-feira no Parlamento e disse aos deputados que o desejo da diplomacia portuguesa é que antes da cimeira ibérica prevista para Maio a divergência com Espanha esteja sanada.

O ministro acrescenta que Portugal usará de todos os mecanismos para que o país não sofra os efeitos da central.

Se os espanhóis não cumprirem o compromisso, Portugal volta a apresentar queixa junto das instituições europeias.

O Bloco de Esquerda perguntou se entre esses mecanismos está uma eventual retaliação aos accionistas da central nuclear, de que fazem parte por exemplo a Iberdrola ou a Endesa com peso no mercado de energia em Portugal sendo beneficiárias de rendas asseguradas pelos consumidores portugueses. No entanto, Santos Silva recusa uma posição de força desse tipo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Olivença
    09 mar, 2017 Santarém 22:32
    Como de costume vão resolver a ficar calados!

Destaques V+