Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Primeira Liga

Lino. "Este FC Porto nunca amedrontou"

28 abr, 2017 - 12:49 • Luís Aresta

Antigo defesa critica estratégia adoptada por Nuno Espírito Santo e adverte para as dificuldades que aguardam o dragão na deslocação a Chaves.

A+ / A-

A falta de atrevimento táctico de Nuno Espírito Santo é apontada pelo antigo defesa Lino como determinante para os sucessivos falhanços da equipa do FC Porto no assalto à liderança do campeonato.

Entrevistado por Bola Branca, Lino - que dividiu a carreira entre Desportivo de Chaves, FC Porto e Sporting de Braga - considera que, "precisando de ganhar e de pontos, o FC Porto deveria ter entrado para amedrontar e encostar os adversários às redes, não ficando à espera do que o jogo iria dar".

O antigo jogador defende que "quem joga com dois pontas-de-lança como Soares e André Silva necessita de quem os alimente". Daí que o regresso de Corona à equipa seja visto por Lino como "uma mais-valia", admitindo que, em Chaves, Nuno Espírito Santo opte finalmente por um 4x4x2 clássico, com Corona e Otávio nas alas, o que, na ausência de Brahimi, seria "a melhor solução para o FC Porto".

Lino admite, ainda, que "os portistas já não estão à espera" de um deslize do Benfica e adverte que, independentemente do resultado no estádio da Luz, entre Benfica e Estoril, em Chaves, "o FC Porto não terá vida fácil" perante uma equipa que "em casa é muito complicada e defende muito bem". Assim, para qualquer das duas equipas, "será muito importante marcar primeiro".

Jorge Simão deveria ter ficado em Chaves

Foi em Chaves que o antigo defesa mais anos jogou - sete temporadas, no total. Com os "valentes transmontanos" a ocupar um honroso oitavo lugar, a quatro jornadas do fim do campeonato, Lino admite que a época ainda poderia ter corrido melhor, não fora o facto de Jorge Simão, "para além de ter saído, ter desfalcado o Chaves" ao arrastar para Braga unidades influentes, como Rafael Assis e Rodrigo Battaglia.

Lino admite que Jorge Simão - que a meio da época trocou Chaves por Braga - se deixou seduzir por uma "oportunidade financeiramente melhor" e considera que o treinador " se precipitou um pouco " ao tomar essa decisão na sua carreira.

A concluir, o defesa já retirado das competições - e que entre 1997 e 2000 representou o Braga - diz ver em Abel Ferreira "a solução ideal" face ao momento do clube minhotto, porque "conhece bem a casa".

O Desportivo de Chaves-FC Porto arranca às 20h30 de sábado, no Municipal de Chaves, com arbitragem de Carlos Xistra, da AF Castelo Branco. Jogo com relato na antena da Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+