A+ / A-

Futebol Internacional

Futebol. Que títulos ainda estão por decidir pela Europa fora?

16 mai, 2024 - 12:15 • Eduardo Soares da Silva

A maioria dos principais campeonatos já estão entregues, mas o próximo fim de semana não prevê decisões apenas na Premier League. Há jogo do título na Turquia, fim de ciclo à vista na Áustria e vários clubes ainda na luta pelos campeonatos da Dinamarca e Bélgica.

A+ / A-

As festas do título do Sporting, Inter de Milão, PSG, Leverkusen, PSV e Real Madrid têm ocupado primeiras páginas dos jornais desportivos pela Europa fora. Mas há ainda vários campeonatos por decidir. Quais?

A Premier League inglesa, no primeiro lugar do "ranking" da UEFA, encabeça a lista. O Manchester City, dos portugueses Rúben Dias, Bernardo Silva e Matheus Nunes, é o grande favorito e depende só de si para chegar a um inédito tetracampeonato, mas o Arsenal de Fábio Vieira ainda pode quebrar um jejum de 20 anos mediante um deslize dos "cityzens" na última ronda.

Na Bélgica, o campeonato está ao rubro e mais imprevisível: duas jornadas por disputar, três possíveis campeões.

O histórico Anderlecht parece ter deixado para trás uma crise que o afasta dos títulos desde 2017. Lidera com os mesmos 46 pontos que o Club Brugge, que tem dominado o campeonato na última década. No entanto, o Union St. Gilloise ainda espreita uma possibilidade de surpreender, com 43 pontos.

Há jogo do título este fim-de-semana na Turquia, ainda que o campeonato esteja praticamente entregue ao Galatasaray, que venceu 32 dos 36 jogos da época.

No domingo, às 17h00, o "Gala", do português Sérgio Oliveira, recebe o rival Fenerbahçe, segundo classificado. Com seis pontos a separar as duas equipas e duas jornadas por disputar, o empate é suficiente para confirmar o bicampeonato.

O emergente campeonato da Chéquia, que subiu ao top-10 do "ranking" da UEFA, deverá também ficar decidido neste fim-de-semana. O Sparta de Praga vai até ao terreno do Mladá Boleslav, sabendo que uma vitória confirma matematicamente o título.

O Slavia precisa de vencer os dois jogos restantes e esperar por dois deslizes do rival para recuperar dos quatro pontos de diferença.

Na Suíça, a liga só termina no fim do mês e há ainda três jornadas pela frente. Ainda assim, o título está bem encaminhado para o Young Boys, que soma mais seis pontos do que o Lugano.

Na Áustria, história está prestes a ser escrita. À semelhança do que aconteceu do outro lado da fronteira alemã, a hegemonia do decacampeão RB Salzburgo está prestes a terminar.

Falta apenas uma jornada e o Sturm Graz ocupa o primeiro lugar com dois pontos de vantagem para a equipa da Red Bull. O título até já poderia estar entregue há mais tempo, mas três empates nos últimos quatro jogos têm adiado a festa e lançado a questão: irá o Sturm Graz sucumbir à pressão?

Emoção e drama. É a previsão para a reta final do campeonato da Dinamarca. Três pontos separam as primeiras quatro equipas.

O Brondby lidera com 59 pontos, mas com mais um jogo disputado do que o Copenhaga (de Diogo Gonçalves) e Midtjylland, ambos com 58 pontos. Também com mais um jogo disputado, o Nordsjaellend é quarto, com 56 pontos. Faltam duas jornadas.

O Copenhaga domina o campeonato dinamarquês neste século. São 14 títulos desde o virar do século. O Midtjylland quebrou o ciclo com três títulos (2015, 2018 e 2020), tal como o Brondby (o último em 2021).

Um português deixou o campeonato na Grécia praticamente decidido. Vieirinha marcou dois na vitória do PAOK contra o rival Panathinaikos na última jornada e deixou o clube a uma vitória, na última jornada, do título.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+