Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nova missão portuguesa vai combater imigração ilegal no Mediterrâneo

27 abr, 2017 - 07:43

Onze polícias, duas embarcações e uma viatura de vigilância costeia que vão integrar as operações “Poseidon 2017”, ao largo da ilha grega de Lesbos, e a “Triton 2017”, na costa de Itália.

A+ / A-

Veja também:


Partem esta quinta-feira para a Grécia os elementos da Polícia Marítima que vão participar em operações de combate à imigração ilegal.

A Agência Europeia de Fronteiras e de Guarda Costeira – Frontex voltou a solicitar a presença portuguesa nesta rota.

No total, são 11 polícias, duas embarcações e uma viatura de vigilância costeia que, entre 1 de Maio e 31 de Outubro, vão integrar as operações “Poseidon 2017” ao largo da ilha grega de Lesbos, e a “Triton 2017”, no período de 1 de Junho a 31 de Julho, na costa de Itália.

Em declarações à Renascença, o vice-almirante Sousa Pereira lembra que, à medida que o Verão se aproxima, a actividade deve ser "mais intensa naquela área".

Na cerimónia de despedida será entregue a bandeira nacional e o guião da Polícia Marítima a ambas as equipas que integram a missão.

Em 2016, Polícia Marítima resgatou mais de 3.600 refugiados e emigrantes, entre os quais mais de 800 crianças.

Desde o início do ano, 1.000 migrantes morreram no Mediterrâneo. Os dados foram avançados pela Organização Internacional para as Migrações. A mesma entidade refere que, em 2016, entraram na Europa por esta rota 43.200 pessoas e morreram cinco mil.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • tuga
    27 abr, 2017 lisboa 10:53
    Combater seria fazê-los voltar para as origens!!! Agora temos de sustentar os outros porquê???
  • Mario
    27 abr, 2017 Portugal 10:26
    Qualquer barco apanhado no mediterrâneo com esta gente negra ou árabe e óbvio que são ilegais só Portugal e que ainda não o descobriu pois temos o Pais cheio de porcaria dessa.....

Destaques V+