Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Autarcas e populares ocupam agência da Caixa em Almeida em protesto contra encerramento

26 abr, 2017 - 17:22 • Rui Barros

O vice-presidente da Câmara de Almeida, presidente da junta e populares ocuparam a agência da Caixa Geral de Depósitos da vila histórica, uma das 61 agências que serão fechadas.

A+ / A-

Populares e autarcas ocuparam, esta quarta-feira à tarde, uma agência da Caixa Geral de Depósitos (CGD), em Almeida, na Guarda. Em causa está o encerramento da dependência na aldeia histórica, o que tem causado grande descontentamento entre os populares, que alegam ser uma agência importante para a população idosa da localidade.

Cerca de cem pessoas invadiram a dependência da CGD, num protesto pacífico que durou várias horas e terminou depois das 20h00.

O vice-presidente da Câmara de Almeida, José Morgado, e a presidente da junta de freguesia local, Fátima Gomes, participaram na acção de protesto, que decorreu sem incidentes.

A ocupação acabou com a promessa de que a agência da CGD vai manter-se em funcionamento até terça-feira da próxima semana, dia para o qual está agendada uma reunião, em Lisboa, onde será discutido o futuro do balcão de Almeida.

Os populares reivindicam a necessidade de manter a dependência com o facto de a agência mais próxima passar a ficar a 15 quilómetros de Almeida.

“O nosso objectivo é termos uma resposta da administração da Caixa Geral de Depósitos em como a agência continua em funcionamento”, disse Fátima Gomes à agência Lusa.

Um habitante de Almeida, que participou no protesto, explicou à agência Lusa que, pelas 14h00, as pessoas começaram a entrar nas instalações a pedir informações sobre as contas bancárias, evitando que as instalações fossem encerradas.

Segundo o Jornal de Notícias, o candidato à Câmara de Almeida pelo PSD, António José Machado, liderou este protesto. Esta não é a primeira vez que o autarca lidera um protesto contra o encerramento da dependência da Caixa.

A Caixa Geral de Depósitos de Almeida é uma das 61 agências que a administração do banco público que será fechada amanhã, dia 27 de Abril. Saiba onde.

[notícia actualizada às 21h23]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    26 abr, 2017 PALMELA 21:23
    A DEMOCRACIA NAO SE FAZ COM FILHAS DE TERRORISTAS!
  • 26 abr, 2017 PALMELA 21:04
    fascistas nao querem saber dos velhos!
  • rosinda
    26 abr, 2017 palmela 18:09
    Como canta o jc! De mentirosos esta o cemiterio cheio!

Destaques V+