Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Termo de Identidade e Residência para dono de cão que atacou criança em Matosinhos

26 abr, 2017 - 16:38

Vítima tem quatro anos. O dono passeava-se com o animal na via pública, sem trela nem açaime.

A+ / A-

O dono do cão de raça rottweiler que atacou, na terça-feira, uma criança de quatro anos em Matosinhos ficou hoje sujeito a Termo de Identidade e Residência, tendo o processo baixado a inquérito, decidiu o Ministério Público.

À saída do Tribunal de Matosinhos, onde o proprietário do animal foi ouvido durante a tarde desta quarta-feira, o advogado de defesa, João Macedo, referiu apenas que o processo está em segredo de justiça, não podendo fazer mais comentários.

“Saiu, para já não vai ser presente a ninguém e o processo irá correr nos termos normais, com toda a serenidade e no tribunal onde deve correr”, afirmou.

Na terça-feira, uma criança de quatro anos foi atacada por um cão de raça rottweiler, em Matosinhos, tendo sido transportada para o Hospital de São João, no Porto, e submetida a uma cirurgia, encontrando-se estável.

Segundo a PSP, o homem incorre em crimes de ofensa à integridade física negligente (por não ter o animal devidamente açaimado e com trela, o que permitiu o ataque à criança), ofensa à integridade física (por agressões ao pai da criança) e omissão do dever de auxílio (por ter abandonado o local após o ataque).

O dono do animal estaria a passear o rottweiler sem trela e sem açaime, tendo sido chamado à atenção por transeuntes. Foi então que “o homem se insurgiu contra as pessoas” e o cão - que “por lei deve andar com açaime e trela” - atacou pela primeira vez a criança de quatro anos, contou fonte policial.

Após o primeiro ataque, o pai da criança terá começado a tirar fotografias e “o indivíduo insurgiu-se e agrediu-o”, pelo que “o cão atacou novamente a criança”, acrescentou.

A criança apresentava ferimentos no couro cabeludo, ombro e numa mão, mas “não estava em estado grave”, de acordo com os bombeiros. Inicialmente, fonte da PSP tinha indicado que a menina estava “praticamente desfigurada”, num “estado muito grave”.

A criança chegou primeiro ao hospital de Pedro Hispano, em Matosinhos, acompanhada da mãe, que também foi atacada pelo animal, tendo sido as duas encaminhadas para o Hospital de São João, no Porto.

O cão feriu ainda uma terceira pessoa, sem gravidade.

Em declarações hoje à Lusa, o pai da criança, Paulo Fernandes, disse que a menina está consciente e estável, mas que a recuperação será longa.

A mulher, igualmente ferida, teve alta hospitalar para estar com a filha, mas tem um dreno no braço e ainda poderá vir a ser operada, explicou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • carlos
    27 abr, 2017 lisboa 08:24
    TIR, Termo de Identidade e Residência para dono de cão é o mesmo que: Vá para casa e cague nos tribunais e leis portuguesas.
  • rosinda
    26 abr, 2017 palmela 21:55
    o partido dos animais e natureza foi inventado so para comer dinheiro ao estado!
  • Ana
    26 abr, 2017 Viseu 18:44
    Mas tirar fotografias em vez de proteger a criança :(
  • Jose
    26 abr, 2017 Almada 18:30
    Onde estão os defensores dos animais irracionais?Onde andam os defensores das crianças? Onde param aqueles que se levantam contra as touradas.Um criança pode ser selvaticamente mordida por um animal feroz sem que o seu dono consiga mexer um dedo. As leis servem para parvo ver,nada acontece...os tribunais não fazem nada, a impunidade existe.Depois ficam admirados se alguém se passa dos carretes e vai à frente o cão e o dono. Haja vergonha. O bandido em casa e a criança e os pais no hospital, bela democracia. Revoltante.
  • Paulo
    26 abr, 2017 18:23
    È por essas e por outras que se os animais dessa raça e similares me tentam atacar ou aos meus com donos perto, os animais è morte erta, aos donos falamos de outra forma, mas de certeza que o dono vai dar um passeio ao hospital, animais na rua, SO COM TRELA E AFINS. E tretas para as leis e proteçoes dos animais, eram todos colocados numbarco no meio do nada, tretas ę o que.
  • roger
    26 abr, 2017 gaia 18:18
    infelizmente estamos num Século em que os animais são os melhores do mundo as pessoas se esquecem das suas famílias se esquecem da pessoa que passa fome não importa se dorme na rua enfim estamos num mundo podre. Eu gosto de animais já tive gato em casa eu gosto de cães só que não sou fanático respeito quem o seja Só não posso estar calado numa situação que acho perigosa é ter animais e andarem na rua com certos cães perigosos sem olhares ás leis tenho pena de ouvir comentários na rua dizendo algumas pessoas coitada da criança e do animal eu já digo ao contrário coitada da criança porque o animal todo ele tem existindo de matar o gato ataca ratos galinhas etc. o cão ataca quando se sente com fome com sede com raiva de alguém nem que seja o dono ,porque os animais nascem com essa tendência Gostaria de acrescentar o seguinte o ser humano deveria de se preocupar nos que o rodeiam exemplo olhar para seus pais que são idosos olhar para crianças que por vezes nem comida tem comem nas cantinas da escola nas ferias o ser humano desde uns anos atrás tem se preocupado só com animais e muitos deles os abandona
  • Jottta
    26 abr, 2017 Coimbra 17:58
    Se fosse minha filha,se tornasses a passear algum cão, só se fosse de cadeira de rodas!

Destaques V+