Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Está adjudicada a auditoria à Caixa

26 abr, 2017 - 11:06

Informação foi avançada pelo ministro das Finanças, no parlamento.

A+ / A-

A auditoria à Caixa Geral de Depósitos (CGD) foi adjudicada à consultora Ernst and Young (EY), que durante 15 semanas vai analisar os actos da gestão do banco público entre 2000 e 2015.

A informação foi avançada pelo ministro das Finanças, que está a ser ouvido na Comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa (COFMA).

Mário Centeno disse que a escolha da EY teve em consideração o facto de esta consultora não ter estado envolvida na audição de contas da CGD no período em análise.

“Prevê-se que essa auditoria decorra no prazo de 15 semanas”, adiantou o governante, acrescentando depois que a auditoria será feita às acções tomadas pelo banco público entre 2000 e 2015.

Vão estar sob análise a concessão de créditos, a aquisição e alienação de activos e as decisões estratégicas de negócios.

O ministro respondia a questões colocadas pela deputada Mariana Mortágua, que lembrou a auditoria recomendada pelo Governo à administração da CGD. “Para nós é importante ter a garantia de que a auditoria segue”, disse a deputada bloquista, defendendo a necessidade de compreender “o que gerou” as imparidades no banco.

No final de Junho, o Governo incumbiu a então administração da CGD de abrir o processo para uma “auditoria independente” aos actos de gestão do banco praticados a partir de 2000.

Vão estar sob análise a concessão de créditos, a aquisição e alienação de activos e as decisões estratégicas de negócios.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+