Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sismo de magnitude 7.1 faz tremer o Chile

24 abr, 2017 - 22:53

Tremor de terra foi sentido na capital, Santiago. Apesar do enorme susto, não há registo de vítimas nem de estragos materiais graves.

A+ / A-

Um sismo de magnitude 7.1 graus na escala de Richter sacudiu esta segunda-feira a região central do Chile. Foi sentido na capital e, apesar do enorme susto, não há registo de vítimas nem de estragos materiais graves.

O epicentro foi localizado a 35 quilómetros da cidade costeira de Valparaíso, a terceira mais populosa do país, de acordo com o Centro de Vigilância Geológica dos Estados Unidos (USGS, na sigla inglesa).

O sismo foi registado no Oceano Pacífico, a uma profundidade de 33 quilómetros.

O abalo fez abanar edifícios na capital Santiago do Chile, a mais de 100 quilómetros de Valparaiso, disseram testemunhas à agência Reuters.

Não foi emitido qualquer alerta. Inicialmente, as autoridades chilenas ainda ordenaram a evacuação preventiva de zonas junto ao mar, em Valparaiso, mas cancelaram a operação pouco depois.

Inicialmente, o USGS indicou que o sismo tinha uma magnitude de 6,7 na escala de Richter, mas minutos mais tarde actualizou a informação para 7.1 graus.

Já foram registadas três réplicas do tremor de terra inicial, uma de 5.0, outra de 5.4 e uma terceira de 5.1 na escala de Richter.

Os sismos são frequentes naquela zona do globo conhecida como "Anel de fogo do Pacífico".

Em 2010, um violento tremor de terra de magnitude 8.8, seguido de um tsunami, provocou quase 800 mortos no Chile.

Este foi o sexto maior sismo de que há registo, indica o Centro de Vigilância Geológica dos Estados Unidos.

O maior tremor de terra também foi registado no Chile. Aconteceu em 1960 e atingiu os 9.5 graus na escala de Richter. Cerca de 5.700 pessoas morreram.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+