O site da Renascença usa cookies. Ao prosseguir, concorda com o seu uso. Leia mais aqui.
A+ / A-

Chamas reacendem no parque da Peneda-Gerês

21 abr, 2017 - 10:00

O incêndio, que lavra no concelho de Ponta da Barca, tinha entrado em fase de rescaldo na noite de quinta-feira.
A+ / A-

O incêndio que entrou em fase de rescaldo na quinta-feira às 20h49 em zona do Parque Nacional Peneda Gerês (PNPG), concelho de Ponte da Barca, reacendeu cerca das 6h00.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo, estão no terreno 34 operacionais apoiados por 10 viaturas.

Contactado pela agência Lusa, o adjunto do comando dos bombeiros voluntários de Ponte da Barca, Jorge Gonçalves, que é responsável pelas operações no terreno, referiu que o incêndio "tem uma frente activa, na freguesia de Ermida".

"As chamas lavram numa zona de escarpa, não acessível ao combate terrestre. Só os meios aéreos é que podem operar naquela zona", frisou aquele responsável.

Segundo Jorge Gonçalves, às 7h00 foi accionado um meio aéreo para o local.

De acordo com o adjunto do comando dos bombeiros voluntários de Ponte da Barca a partir das 6h30, o incêndio que deflagrou na quarta-feira registou "várias reactivações devido ao vento forte que se faz sentir mas que às 9h30 se encontravam já em fase de rescaldo".

As chamas, que foram dadas como dominadas, na quinta-feira, cerca das 20h30 chegaram a ter três frentes activas "viradas às povoações de Ermida, Germil e Sobredo", todas na área do parque.

Nove concelhos apresentam risco “Máximo” de incêndio e outros 32 estão com risco “Muito Elevado”, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No aviso à população, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) lembra que a lei proíbe queimadas e refere as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera que apontam para temperaturas entre os 28 e os 30 graus na generalidade do território e vento moderado a forte, com rajadas até 70 quilómetros por hora nas terras altas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.