Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Turmas nas escolas vão voltar a ser mais pequenas

17 abr, 2017 - 09:09

As novas regras entram em vigor no próximo ano lectivo e abrangem cerca de 200 mil alunos dos vários anos.

A+ / A-

As turmas nas escolas vão voltar a ser mais pequenas. As novas regras entram em vigor no próximo ano lectivo, mas vão começar a ser aplicadas pelas escolas mais pobres.

As salas de aulas vão passar de um máximo de 26 para 24 alunos no 1.º ciclo e de 30 para 28 nos restantes.

O diploma é publicado, esta segunda-feira, em “Diário da República”, segundo a notícia do “Público”.

O jornal apurou esta medida só abrangerá as escolas consideradas como sendo Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) e nestas começará apenas por ser aplicada nos anos iniciais de ciclo (1.º, 5.º, 7.º e 10.º anos).

A medida vai ser aplicada no próximo ano lectivo em quase mil escolas, abrangendo cerca de 200 mil alunos dos vários anos de escolaridade, prevendo-se o aumento do universo nos anos lectivos seguintes.

Em comunicado divulgado esta segunda-feira, o Ministério da Educação diz que a medida pretende não só combater o insucesso escolar, mas também fortalecer o processo de ensino-aprendizagem, favorecendo “o trabalho desenvolvido pelos docentes em contexto de sala de aula”.

“A correlação positiva entre a dimensão da turma e o sucesso escolar tem em conta um conjunto de estudos, nacionais e internacionais, valor que aliás se reforça no caso dos alunos em contexto socioeconómico mais desfavorecido”, lê-se na nota complementar ao despacho normativo publicado no “Diário da República”.

Lembra ainda o jornal que o ministro da Educação nunca apontou números, limitando-se a anunciar que esta redução seria feita de forma “paulatina”. Em Novembro passado, Tiago Brandão Rodrigues no Parlamento que o modo como se faria a redução do número de alunos por turma estava dependente do impacto financeiro da medida e que tinha sido encomendado um estudo com este fim. A conclusão do estudo foi anunciada para Abril, mas os seus resultados ainda não foram divulgados.



Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • MANUELA
    17 abr, 2017 Mealhada 11:08
    Acho bem. Aliás nunca havia ter sido alterado. Hoje as crianças são , não só mais rebeldes, como mais curiosas. Com turmas menores ( em relação aos TEIP este n. deveria ser 20) poder-se-á dar melhor apoio aos que mais dificuldades têm na aprendizagem.
  • Lurdes
    17 abr, 2017 Leiria 11:03
    Assim já pode haver mais tempo para cada um partilhar as suas histórias que nada têm a ver com a matéria que deveria ser tratada na aula pois, pelo que tenho observado, é o que se faz seja em que tipo de actividade for.
  • Elsa
    17 abr, 2017 Nelas 11:03
    Claramente que o número de alunos por turma é determinante no sucesso dos mesmos. Com turmas pequenas os alunos concentram-se mais, estão mais atentos logo adquirem melhor os conhecimentos ministrados. Tudo correrá melhor quer a parte cognitiva quer a própria indisciplina.
  • LUIS
    17 abr, 2017 lisboa 10:56
    Os "Decisores" da educação andam há muitos anos a "Brincar", com experiências várias no "Ensino Público", cada cabeça c/ sentença.Quem paga e sustenta o ensino Público, p/ menos em parte, é o "Zé Povinho" c/ o "Pagamento de Impostos". Será q/ passados tantos anos , tantas "Experiências", estes "Decisores", ainda não encontraram,o modelo mais eficaz e adequado p/ o Ensino ?
  • Alberto Martins
    17 abr, 2017 Lisboa 10:53
    Acho muito bem. Lamentável o que fez o governo anterior que a pretexto da "poupança" amontoou alunos nas salas das escolas publicas para aumentar o financiamento aos colégios privados.
  • Joao
    17 abr, 2017 Lisboa 10:52
    Dois alunos a menos por turma faz uma diferença brutal!
  • joa
    17 abr, 2017 Lisboa 10:33
    Veja-se bem a farsa e má fé! Vão passar de 30 para 28!!! Ou seja tudo na mesma! E como há sempre um ou outro aluno a entrar mais tarde fica outra vez com 30! Como é que se pode ensinar ou aprender assim?! Fora a indisciplina, agressões, violência, a escolas cheias de marginais que fazem impunemnete o que querem! Os mandantes nem sabem o ambiente insuportável e às vezes de terror que há nas escolas, estão enfiados em gabinetes de luxo, motorista e carro de luxo à porta, depois quando sairem têm grandes tachos !
  • José
    17 abr, 2017 lisboa 09:57
    Mais uma vez mudam tudo constantemente! Não há nem nunca houve em Portugal um plano para a Educação! Conforme os interesses de quem governa implementam determinados planos! É de facto de levar as mãos á cabeça! Eu também acho que nunca as turmas deveriam ser grandes. Vamos ver quanto tempo vai esta medida durar!

Destaques V+