Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA usam a mais potente bomba não nuclear no Afeganistão

13 abr, 2017 - 17:53

Estados Unidos usam "a mãe de todas as bombas" contra base dos terroristas do Estado Islâmico.

A+ / A-
EUA usam a mais potente bomba não nuclear no Afeganistão
EUA usam a mais potente bomba não nuclear no Afeganistão

Os Estados Unidos usaram esta quinta-feira a mais potente bomba não nuclear construída contra um alegado complexo do autoproclamado Estado Islâmico no Afeganistão.

A "mãe de todas as bombas", alcunha pela qual é conhecida a bomba, foi lançada por um avião MC-130 na província de Nangarhar.

Sem dar grandes detalhes sobre a operação, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirma que deu "total autorização" à missão militar contra a base do autoproclamado Estado Islâmico no Afeganistão.

“Temos grandes militares, os nossos militares foram muito bem sucedidos. Vejam o que fizemos em oito semanas e comparem com últimos oito anos”, disse numa farpa à Administração Obama.

Ataque ao Afeganistão. Donald Trump deu "total autorização" ao exército
Ataque ao Afeganistão. Donald Trump deu "total autorização" ao exército

Já antes, a Casa Branca tinha adiantado que foi lançada a bomba às 19h00, hora do Afeganistão. Segundo o porta-voz Sean Spicer, foram atingidos túneis e caves usadas pelos terroristas do Estado Islâmico.

“A Administração Trump leva o combate contra o Estado Islâmico de forma muito séria”, acrescentou.

Segundo a mesma fonte, "foram tomados todos os cuidados para não atingir civis”. Spicer não deu mais informações para já. As próximas serão dadas por fontes militares. Não há, para já, notícia de vítimas.

O General John Nicholson, comandante das forças norte-americanas e internacionais no Afeganistão, repetiu que a bomba foi usada contra "caves e bunkers de combatentes do Estado Islâmico".

Esta é a primeira vez que os norte-americanos utilizam a bomba GBU-43 em combate. Só foi realizado um teste em 2003. Esta bomba terá uma potência equivalente a 11 toneladas de TNT, pesa mais de 10 toneladas, mede mais de nove metros e mais de um metro de diâmetro.


[actualizado às 19h52, com declarações de Donald Trump]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • emb.
    15 abr, 2017 portugal 13:02
    Só pode ser uma bomba BASTARDA !
  • Miguel
    14 abr, 2017 estrangeiro 10:19
    Apoio a iniciativa dos EUA. "Se não estás comigo estás contra mim.", e estes comentários só demonstram que temos muitos a defender o ISIS em Portugal - triste.
  • Frederico Azevedo
    14 abr, 2017 Berlin 10:16
    orgulho numa Bomba?
  • João
    14 abr, 2017 Lisboa 09:31
    Ena tanto simpatizante do daesh por cá!!! Ficou tudo alarmado com o lançamento de UMA bomba sobre os inumanos decapitadores! Até há uma que chama terrorismo cristão o facto de se eliminar assassinos terroristas! Agora comprendo por que o daesh e talibans safaram-se durante durante tanto tempo, tem até por cá amantes do terror! Esta gentalha cínica só se lembra das crianças e inocentes, quando o Ocidente responde, até lá as crianças e inocentes podem ser assassinados à vontade e sem problemas, os apoiantes, desculpam! Tristes criaturas rastejantes, cheias de ódio, nem dormem, a pensar de como destruir o prato onde comem!
  • Alex
    14 abr, 2017 Porto 08:50
    Para alguns comentadores aqui presentes o Estado Islamico deveria fazer atentados terroristas nas suas terras.... iam ver se era bom...
  • Otario cá da quinta
    14 abr, 2017 Coimbra 07:39
    Preso por ter cão, preso por não ter. Trump, que Deus te abençoe. É tempo de haver alguém que dê volta a isto e com a hipocrisia.
  • mara
    14 abr, 2017 Portugal 01:05
    Infelizmente a História repete-se: Quantos Homens, Mulheres, Crianças inocentes foram crucificados nos atentados terroristas e com as bombas dos Estados Unidos? Mais uma semana da Quaresma igual aquela em que crucificaram Jesus, o Filho de Deus por querer ensinar aos Homens Caminhos de Verdade e Vida, passados mais de dois mil anos, crucificam-se inocentes pela sede poder...Peçamos a Deus nesta Sexta-Feira da Paixão que dê forças às famílias que perderam os seus ente-Queridos, coloque juízo na cabeça de quem anda a fazer as guerras e dê a Paz Mundo...
  • Ela
    13 abr, 2017 Lisboa 23:46
    Constato que pessoas que antes manifestavam grande admiração pelo sr. Trump e se insurgiam contra os críticos (como eu), estão finalmente a ver a realidade. O homem é um perigo. Objectivamente. Eu não duvido que acabará afastado. O problema são os "danos colaterais" que vai desencadear enquanto o não for. Os Americanos, e alguns dos seus Presidentes, têm cometido muitos erros pelos quais hoje todos pagamos. Erros praticados conscientemente e com propósitos bem definidos. Porém, este Presidente consegue ser ainda mais perigoso porque a dimensão da irracionalidade com que actua, de forma absolutamente aleatória e antes que alguém tenha sequer tempo de o travar, é assustadora. Acredito que muitos dos Militares Norte-Americanos estejam profundamente preocupados e sem saber muito bem como pôr um freio a este senhor.
  • KradFire
    13 abr, 2017 Portugal 22:19
    Pelos comentários vejo que há muitos simpatizantes do Estado Islâmico em Portugal.
  • Fernando cao
    13 abr, 2017 Alguideirao 21:49
    E a bomba lança panfletos. Está um barbudo qualquer quase a morrer e ainda levam com um panfleto nas ventas "se não se renderem voltamos amanhã "

Destaques V+