Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Vila Franca de Xira. Praça de touros e monumento ao forcado vandalizados

10 abr, 2017 - 18:17

Palavras como “tortura, vergonha e sangue” apareceram inscritas nos dois simbolos da cidade. O presidente da câmara considera que se trata de um “atentado contra o património e a cultura”.

A+ / A-

A praça de touros e o monumento ao forcado de Vila Franca de Xira foram vandalizados na noite de sábado. “Tortura, vergonha e sangue” são algumas das palavras escritas. A situação foi reportada à PSP esta segunda-feira pela autarquia.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, considera que se trata de uma “atitude de quem não sabe viver em liberdade e democracia” e também não quer respeitar “a cultura e tradições de um povo”.

Além da praça de touros Palha Blanco e o monumento ao forcado, também parte do Parque Urbano do Cevadeiro ficou afectado.

Em relação ao monumento, esta já é a segunda vez que é vandalizado. Há cerca de três anos, foi arrancado parte do rabo do touro.

Para este domingo está previsto um festival taurino, comemorativo dos 85 anos do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Isabel
    17 set, 2017 Cartaxo 11:18
    Quem não respeita costumes e tradições, não tem capacidade para viver em comunidade. Respeitar para ser respeitado
  • xico
    11 abr, 2017 lixa 09:37
    Para quando o fim das torturas aos touros e a outros animais?Já é tempo de se legislar contra estas atrocidades aos animais.
  • Alberto Sousa
    10 abr, 2017 Portugal 23:38
    Foi pena é não terem derrubado esses "monumentos" à barbárie e à selvageria do tempo do homem das cavernas.
  • Zé das Coves
    10 abr, 2017 Alverca 20:32
    Os moralistas que fizeram este vandalismo, são uns cobardes, precisam da noite para o fazer, tiveram medo que a população os pendura-se no Pelourinho, pelo tipo de cobardia não foi gente de V.F.Xira O padrão é aquele que leva o cãozinho fazer có có na relva, onde os nossos filhos deveriam brincar !
  • gálleo
    10 abr, 2017 alto da serra 20:31
    Já vai sendo tempo de se acabar com esta barbaridade das touradas.

Destaques V+