Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Polícias agendam protesto para 20 de Abril

30 mar, 2017 - 13:18

Em causa, a ausência de resposta do Governo em relação a questões que a classe considera relevantes.

A+ / A-

A Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP) decidiu por unanimidade agendar um desfile de protesto para dia 20 de Abril.

O desfile vai terminar à porta da residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento, com a entrega de um documento reivindicativo na residência oficial do primeiro-ministro, no qual fazem parte as "questões essenciais" que afectam os polícias e a própria PSP.

A ASPP baseia a decisão na “ausência sistemática de resposta” por parte do Governo em relação as questões socioprofissionais consideradas relevantes.

Entre as questões que afectam a actividade operacional da Polícia de Segurança Pública, Paulo Rodrigues, presidente da ASPP, refere a falta de meios e de viaturas.

Como exemplo, apontou as recentes faltas de viaturas nas esquadras das divisões da Amadora e de Sintra, onde apenas tiveram, em alguns turnos, dois carros a circular.

“O serviço já está a ser postos em causa com a falta de viaturas”, disse, dando conta de que a outra parte das reivindicações diz respeito aos problemas socioprofissionais, que necessitam de ser resolvidos com “a máxima urgência”.

O presidente do maior sindicato da PSP sublinha que os polícias exigem ao Governo a conclusão dos concursos abertos em 2016 para todas as categorias, publicação da lista de antiguidades e da lista dos 800 profissionais que reúnem os requisitos para a pré-aposentação, além do descongelamento dos índices remuneratórios e a eliminação do factor de sustentabilidade a todos os aposentados.

Os polícias exigem também a “rápida homologação das avaliações de 2016”, uma vez que o aumento dos dias de férias só se pode concretizar através desta via, e cumprimento do estatuto profissional.

Para a ASPP/PSP, já “decorreu tempo suficiente para que o Governo responda” a estas questões essenciais.

Depois da entrega do caderno reivindicativo e mediante a resposta do Governo, a ASPP vai decidir quais as futuras medidas de protesto que vai realizar.

[Notícia actualizada às 14h21]


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 30 mar, 2017 aldeia 15:16
    Será que a policia de choque vai controlar a manif?
  • Horacio
    30 mar, 2017 Lisboa 13:59
    Justo. Protestar e um direito de todos. E as revindicacoes sao razoaveis. Greves e que nao. Nao para servicos como policia,bombeiros,medicos.

Destaques V+