Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Novo Banco. PCP recusa que bloqueio signifique falência. CDS quer negócio público

29 mar, 2017 - 18:51

A entrega do Novo Banco ao fundo americano Lone Star deve implicar o encerramento de 55 balcões e o despedimento de cerca de 400 trabalhadores, apurou a Renascença.

A+ / A-

Veja também:


O secretário-geral dos comunistas reitera que o PCP defende a integração do Novo Banco na esfera pública, mas adverte que recusa em absoluto um bloqueio da venda tendo como consequência a liquidação da instituição bancária.

Jerónimo de Sousa falava aos jornalistas em São Bento, após ter sido recebido pelo primeiro-ministro, António Costa, numa reunião destinada a marcar a data das próximas eleições autárquicas.

Questionado se o PCP vai exigir que o processo de venda do Novo Banco chegue rapidamente ao parlamento, o líder comunista referiu que "o momento determinante e decisivo" na Assembleia da República aconteceu já a 2 de Fevereiro passado.

De acordo com Jerónimo de Sousa, nesse dia, a bancada comunista apresentou uma resolução para impedir a venda do banco - iniciativa legislativa que "representava a oportunidade para a inversão do processo, mas que foi chumbada pelo PS, PSD e CDS".

Agora, no actual momento, o PCP defende que um bloqueio da venda apenas deverá ser feito "se for para integrar o banco no sector público".

"O bloqueio pelo bloqueio significaria a falência do banco", acentuou Jerónimo de Sousa.

CDS quer que Governo torne público o negócio

A vice-presidente do CDS Cecília Meireles pede ao Governo que publicite o negócio de privatização do Novo Banco que está em curso, para o partido se poder pronunciar sobre o mesmo.

"É fundamental neste processo que o Governo torne público o mais depressa possível aquilo que tem negociado, o que está acordado e aquilo que quer assinar. Assim que o Governo torne públicos os contornos do que combinou, o CDS tomará uma posição", afirmou a deputada, em declarações no Parlamento.

O primeiro-ministro, António Costa, revelou que o Governo, que já reuniu com diversos partidos políticos, tem a expectativa de concluir a venda do Novo Banco até ao final desta semana.

"Continuarmos desta forma - aquilo que temos são notícias e factos não confirmados -, do meu ponto de vista, contribui apenas para criar especulação. É o que temos tido. Não serve o acordo, o país, os contribuintes, ninguém a não ser os partidos que apoiam o Governo. De manhã são oposição, à tarde já apoiam o Governo", lamentou a deputada centrista.

Reiterando que o Governo dispõe de uma maioria parlamentar que o apoia, Cecília Meireles acrescentou ainda que os dados conhecidos até ao momento, ou seja, algumas informações sobre o alegado negócio entre o executivo e o fundo de investimentos norte-americano Lone Star não cumprem "o princípio norteador" estabelecido pelo CDS para apoiar a futura privatização: "que seja uma solução sem custos ou com o mínimo custo para os contribuintes".

Notícia Renascença

A entrega do Novo Banco ao fundo americano Lone Star deve implicar o encerramento de 55 balcões e o despedimento de cerca de 400 trabalhadores, apurou a Renascença.

As contas ainda não estão completamente fechadas porque a Lone Star ainda está a terminar o plano de reestruturação do banco, mas estes foram já os números avançados pelo Governo nas reuniões que teve com os vários grupos parlamentares e aos quais transmitiu o essencial do negócio que quer fechar até Junho.

De acordo com as informações recolhidas pela Renascença junto dos partidos, o negócio implica responsabilidades pesadas para o Estado, seja na participação directa, seja por intermédio do Fundo de Resolução (fundo que junta os restantes bancos e que é o actual “dono” do Novo Banco, mas que tem sido financiado por empréstimos do Estado).

Em primeiro lugar, até à venda, qualquer custo resultante de processos na justiça pela resolução do BES é assumido exclusivamente pelo Fundo de Resolução. Numa futura venda do Novo Banco, é também o Fundo de Resolução a assumir as perdas, que o Estado financiará através de um empréstimo, mas cujas condições não se conhecem ainda.

A intervenção do Fundo de Resolução no Novo Banco implicou um empréstimo do Estado no valor de 3,9 mil milhões de euros. A expectativa seria que a venda do Novo Banco permitisse reembolsar o Fundo de Resolução e, consequentemente, o Estado. Mas o processo tem-se vindo a arrastar, devido à falta de interesse no negócio.

Agora, o Governo, depois de parecer do Banco de Portugal, optou por finalizar o negócio com a Lone Star, que vai ficar com 75% do Novo Banco. Os restantes 25% ficam nas mãos do Estado através de acções ordinárias, mas sem direito à nomeação de administradores.

Durante cinco anos, a Lone Star só pode vender activos com autorização do Fundo de Resolução e os critérios de registo de imparidades, ou seja, dos créditos em risco, não podem ser mudadas durante dois anos.

A Lone Star, por seu lado, terá dado informação de que pretende manter a posição do Novo Banco em Espanha.

O negócio prevê por outro lado a criação de Comité de Monitorização com poderes especiais sobre informação geral de crédito, imparidades e contas do Novo Banco, mas sem acesso a informação individual.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Rodrigues
    29 mar, 2017 lisboa 21:28
    Relativamente a transparência de processos, reclamada pelo CDS e PSD, penso que estamos falados, ou seja se eu fosse Governo, dar-lhes-ia a mesma que esteve por detrás de todos os processos de venda de empresas que o anterior governo levou a cabo, zero de informação até à tomada de decisão...
  • André
    29 mar, 2017 Lisboa 19:52
    Interessante Cecília Meireles querer uma negociação pública... quando a mesma deputada votou CONTRA o parlamento poder saber quem eram os interessados iniciais no novo banco e que o CDS e o PSD afirmaram que existiam propostas acima de 6000 milhões de euros. Por isso, "Faz o que eu digo não faças o que eu faço" não é Dra. Cecília Meireles?

Destaques V+