Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Operação Marquês. Ministério Público diz que outros banqueiros receberam subornos

29 mar, 2017 - 09:53

Suspeitos não foram identificados mas o procurador Rosário Teixeira refere que são "pessoas distintas", "cidadãos portugueses" que "tinham responsabilidades em instituições financeiras e na concessão de crédito".

A+ / A-

O Ministério Público acredita que houve outros banqueiros a receber luvas para além de Ricardo Salgado e Armando Vara. Segundo a notícia avançada esta quarta-feira pelo jornal "Diário de Noticias", dados bancários enviados pela Suíça para o Ministério Público revelam novas suspeitas sobre pessoas com responsabilidades na banca que terão recebido comissões ilegais na concessão de crédito bancário.

As suspeitas surgiram no âmbito da "Operação Marquês", processo que envolve o antigo primeiro-ministro José Sócrates, mas que configuram já um processo autónomo. Esta é a primeira certidão extraída do processo.

Segundo o DN, "no despacho que ordenou a retirada dos elementos do processo para uma investigação autónoma, o procurador Rosário Teixeira não identifica os suspeitos, dizendo apenas serem 'pessoas distintas' das já constituídas arguidas no processo e tratar-se de 'cidadãos portugueses' que 'tinham responsabilidades em instituições financeiras e na concessão de crédito'".

Ainda de acordo com o jornal, segundo o magistrado do Ministério Público, que ordenou a extracção de certidão no final do ano passado, pode estar em causa o crime de burla qualificada, já que terá sido "gerado um engano sobre os interesses subjacentes aos financiamentos em causa". O procurador refere ainda que os movimentos financeiros detectados na Suíça nas contas bancárias dos responsáveis por instituições financeiras são "contemporâneos com intervenções e procedimentos de financiamento a clientes".

O inquérito da "Operação Marquês", cujo fim da investigação tem sido sucessivamente adiado, tem 28 arguidos constituídos, 19 pessoas singulares e nove coletivas. Além dos já referidos arguidos, constam ainda do processo Zeinal Bava, Henrique Granadeiro (ver caixa), Joaquim Paulo Conceição, Hélder Bataglia, Sofis Fava, João Perna, Rui Mão de Ferro, Gonçalo Ferreira, entre outros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mario Rui
    29 mar, 2017 murteira 19:08
    Estará lá o "aguenta, aguenta"era para rir aqueles que já choraram por causa desse homem que o seu banco tanto mal fez.
  • pipa
    29 mar, 2017 lisboa 15:54
    ainda andam da carrinho numa boa só ladroes e eles ai andam vergonha nao a justiça roubam aos milhoes e nada fazem
  • rm
    29 mar, 2017 12:33
    É a maior Teia de corrupção da nossa democracia. Receio a Impunidade da nossa Justiça. Aqui os juizes teem parcimonia ou medo ou interesse em mandar 10 ou 20 ricaços para a prisão, como noutros países.
  • Jorge
    29 mar, 2017 Sintra 11:06
    Penso que o processo judicial em curso, não pode ser condicionado pelo fator tempo. É preciso fazer justiça ("doa a quem doer)"! se tiver que ser feita, e, com provas concludentes ("doa a quem doer)"! em nome das pessoas sérias e honradas deste país....

Destaques V+