Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Maior moeda do mundo foi roubada de museu de Berlim

27 mar, 2017 - 17:37

A peça é de ouro puro (99,99%), pesa 100 quilos e vale um milhão de dólares.

A+ / A-
Maior moeda do mundo foi roubada de museu de Berlim
Maior moeda do mundo foi roubada de museu de Berlim

A maior moeda de ouro do mundo foi roubada do Museu Bode, em Berlim, durante a madrugada de segunda-feira, pelas 3h30 locais (2h30 de Lisboa), anunciou a polícia alemã.

O alerta foi dado, noticia a Efe, ao ter sido encontrada uma escada de mão no exterior do edifício, junto a uma linha férrea próxima, o que levou a encerrar a circulação ferroviária em três linhas durante duas horas.

A peça foi produzida em 2007 pela Real Casa da Moeda do Canadá, numa série limitada, é de ouro puro (99,99%), pesa 100 quilogramas e tem o valor nominal de um milhão de dólares (926.000 euros).

Numa das faces da moeda está representado o perfil da Rainha Isabel II, de Inglaterra, chefe de Estado do Canadá, e na outra, uma folha de plátano, símbolo nacional canadiano. Esta peça foi incluída no livro do Guinness em 2008 como a maior moeda de ouro do mundo.

O museu tem uma das maiores colecções de numismática do mundo, sendo a mais antiga moeda datada do século VII antes de Cristo, proveniente da Anatólia, na Ásia Menor, região maioritariamente no actual território turco.

A polícia tenta perceber como os ladrões conseguiram entrar no Bode, na capital federal alemã, a menos de cem metros da residência particular da chancelar alemã, Angela Merkel.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • xico
    28 mar, 2017 lixa 10:31
    "Algum" distraído meteu-a no bolso e saíu do museu!...........
  • Porconta
    27 mar, 2017 Porto 19:14
    Não duvido nada que tivesse sido a mando do ministro das finanças Chauble, da maneira que o dito é ganancioso por dinheiro.
  • Luis
    27 mar, 2017 Amora 17:55
    Mas ninguém verifica o que publica? Primeiro nunca poderia ter 100kg. Aprox 25kg. segundo não é 99,99% puro mas sim 999,9%. enfim onde anda a verificação?

Destaques V+