Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bruxelas admite que Caixa pode ter impacto no défice deste ano

27 mar, 2017 - 17:33

Tudo dependerá do entendimento do INE e do Eurostat, diz a Comissão Europeia.

A+ / A-

A Comissão Europeia admite que a operação de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD) pode vir a ter implicações no défice orçamental de 2017, que estão dependentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) e do Eurostat.

No relatório sobre a quinta missão pós-programa de ajustamento divulgado esta segunda-feira (embora a missão tenha decorrido no final do ano passado), a Comissão Europeia considera que os desenvolvimentos recentes em alguns bancos "são positivos", afirmando que o sector "continua frágil, com fraca rentabilidade, 'almofadas' de capital estreitas e elevados níveis de malparado".

No entanto, deixa um alerta quanto ao impacto que o processo pode ter nas contas públicas: "Dependendo do entendimento do INE e do Eurostat, a operação pode ter implicações no resultado orçamental de 2017".

Em Bruxelas, no dia em que a Comissão Europeia autorizou a recapitalização de 3.900 milhões de euros da CGD, e questionado sobre quando irá o impacto da injecção pública no banco ser inscrito no défice, o primeiro-ministro, António Costa, disse que "saber a que anos vão ser imputados este esforço de capitalização é uma questão que, em primeiro lugar, terá de ser respondida pelo INE e pelo Eurostat".

A CGD está em processo de recapitalização, num montante de cerca de 5.000 milhões de euros, aprovado entre o Governo português e a Comissão Europeia, depois de ter apresentado um prejuízo histórico de 1.859 milhões de euros em 2016.

Até à data, a Caixa já recebeu 1.445 milhões de euros (da transferência de acções da ParCaixa e dos instrumentos de capital contingentes - CoCo's – subscritos pelo Estado) e emitiu 500 milhões em dívida perpétua (ficando por emitir 430 milhões durante os próximos 18 meses).

A próxima fase do processo, que deve ocorrer brevemente, é o aumento de capital em 2.500 milhões de euros, que será injectado pelo Estado no banco.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • vaca voadora
    28 mar, 2017 Santarém 22:04
    Em 2015 esfregaram as mãos de contentes porque o caso BANIF veio trocar as voltas no valor da descida do défice ao anterior governo agora possivelmente se houver o mesmo critério para o caso CGD já não devem ficar tão agradados e desculpas não irão faltar certamente.
  • Eborense
    28 mar, 2017 Évora 11:37
    Será melhor sair do PDE e reentrar ao fim de pouco tempo, ou não chegar a sair? Eis a questão!

Destaques V+