Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Arbitragem

Duarte Gomes espera que se esclareça o que aconteceu a Soares Dias na Maia

24 mar, 2017 - 11:02

O ex-árbitro defende que as agressões a árbitros têm de ser punidas de forma exemplar. Mais policiamento é uma das medidas defendidas para aumentar a segurança.

A+ / A-

Duarte Gomes lamenta que ainda não se saiba, em concreto, o que aconteceu durante o treino de Artur Soares Dias, na Maia, a 5 de Janeiro. O ex-árbitro considera que "são crimes que devem ser denunciados porque podem toldar a sua lucidez em campo". "Espero que se saiba [o que aconteceu a Soares Dias]. Este tipo de ameaças ferem a idoneidade e integridade dos árbitros", acrescenta.

De acordo com o apurado na altura, Soares terá sido ameaçado de morte, alegadamente por adeptos da claque Super Dragões. Nestas declarações à margem da conferência "Football Talks", Duarte Gomes alargou a sua abordagem à quantidade de casos noticiados de agressões a árbitros e defendeu medidas urgentes para estancar estes episódios de violência.

O antigo árbitro começa por apontar a necessidade de haver "mais policiamento". "Havendo policiamento nos campos e aumentando as condições de segurança, principalmente a nível de distritais, pode diminuir o número de casos", observa.

Duarte Gomes regista "os números aterrorizadores" de duas agressões, em média, por fim-de-semana e aproveita para apelar a uma "punição exemplar". "Será dissuasor", sublinha.

Sem escolha para o clássico

O ex-árbitro escusou-se, por fim, a apontar um nome para dirigir o clássico, entre Benfica e FC Porto. Duarte Gomes deposita confiança na "sensatez do Conselho de Arbitragem".

"Os melhores árbitros para os melhores jogos, a nomeação é uma competência do CA e eu não quero interferir. Estão todos em boa forma", conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Parcídio Marinho
    17 abr, 2018 Fafe 23:54
    Idoneidade e integridade? O que vejo e sei, é que esses srs; e quase toda a gente envolvida, é gente muito pouco séria! e devia prestar contas à justíça! E, o que o Duarte Gomes está a comentar, são "histórias"? Palha para quem quiser comer! E, acreditem!...,são vocês que vão destruir o futebol?! A sujidade é tanta, e, com tal inveja e ódio a uma pessoa e um clube (apesar de erros normais, como os outros), que não ganhava nada quando a TV era a preto e branco! Mas é o mais premiado fora deste mundo sujo, que vocês criaram! Não deitem areia, que há muita gente mais honesta que vocês e não anda a dormir?! JUSTÍÇA DE FAFE!
  • Manuel
    24 mar, 2017 Moura 22:46
    Subscrevo 100% o comentário do Sr.José Mirra.
  • jose
    24 mar, 2017 suissa 14:24
    "Este tipo de ameaças ferem a idoneidade e integridade dos árbitros", frase candidata a piada do ano. Desde que me conheço que a idoneidade dos árbitros está ferida, mas eles põem-se a jeito, desde o Calabote, Calheiros, apito dourado e recentemente apitadores encarnados. Os antigos árbitros e a CS querem-nos fazer crer que são os apóstolos do futebol, quando sabemos que são os fariseus porque temos olhinhos e dois dedos de testa
  • desatina carreira
    24 mar, 2017 queluz 14:09
    enquanto uns e só fogo de vista como esse suposto caso da Maia tenho muitas duvidas sobre o que se passou no caso do Pedro Proença foi uma agressão barbara confirmada e sabem quem eram os adeptos de que clube e curioso não houve este burburinho todo bastante interessante
  • Francisco Pereira
    24 mar, 2017 Vilar de Andorinho 13:40
    Se são todos bons, porquê as nomeações ... ... ...
  • Migue l
    24 mar, 2017 Lisboa 13:34
    O Duarte Gomes tem razão. Os árbitros tem de ser protegidos. Reparem no aconteceu no fim de semana passado um árbitro menor com 15 é agredido pouco adulto pai de um jogador de uma equipá!!?? Esta tudo doido???? E isto começou desde que a coja azul e verde se juntou e começou a ameaçar os árbitros. Não descansaram enquanto Vítor Pereira saiu era pergunta é a arbitragem esta melhor?? Não, não esta, esta pior muito pior.
  • antonio
    24 mar, 2017 cacia 13:05
    Sr.Duarte Gomes...Primeiro dispa a camisola encarnada ,depois faça comentários.Agora vou direito a um comentário seu:Diz o sr.- que não houve penalt,quando o guarda redes do Setúbal Foi de contra o jogador do Porto....Valha-me Deus...Está justificado a sua incompetência enquanto árbitro.Fico por aqui.
  • José Mirra
    24 mar, 2017 Odivelas 13:04
    Fala o arbitro que tem no seu historial agressões a um membro da equipa técnica do Sporting durante o aquecimento para um jogo entre o Sporting e o clube do seu coração o Benfica. Deveria ter vergonha na cara e deixar de comentar sobre arbtragem dado que sempre foi faccioso e de duplo critério pelo menos nos jogos em uma das equipas era o seu clube do coração.
  • Galenacios
    24 mar, 2017 12:59
    Estes árbitros, precisam é que alguém lhes pague uns lanches de camarão e vinho verde, Corrupto de merd. só se lembrou do que passou na Maia, a coisas bem piores corrupto Aziumado.
  • aguia pesqueira
    24 mar, 2017 alcains 12:55
    Então o que aconteceu já todos sabem... Só não sabem os responsáveis da arbitragem, da Federação, da Liga etc etc, porque continuam com uma inexplicável reverência ( ou pavor ?, ou medo de perder o tacho, ou existem secretas conivências de anos de fugas e fintas á justiça?? ), pelo D. Corleone do norte e a sua quadrilha de foras da lei.Ou há alguma dúvida sobre isto? Toda a gente sabe quem foram os invasores, quais as ameaças proferidas, quais os alvos (árbitros) , o local ( centro de estágio) , a mando de quem, etc etc. Jornais diários denunciam com detalhe, o "modus operandi" do símio chefe e seus capangas, e nada sucede. Os sinais exteriores de enorme riqueza súbita, de gente sem ocupação conhecida, que declara IRS de ordenado mínimo, e se transportam de Porche, não fará soar as campainhas de alarme das autoridades?O caso, os muitos casos, há muito ultrapassaram os domínios do futebol. São casos de policia, policia de investigação ao mais alto nível. Sempre que um ou outro membro da "familia" tropeça na justiça, confirmam-se os crimes, a abrangência das actividades criminosas da quadrilha. Ou não? também há duvidas sobre isto? Se as têm, percam, até já o Boss está, uma vez mais, a ser julgado por vários crimes. Não chega ainda? Ou afinal confirma-se o que muitos dizem em surdina? Para lá de Coimbra o país tem outras leis, ou total ausências destas??

Destaques V+