Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rui Águas apela à tranquilidade na semana do clássico e defende punição para quem desestabiliza

28 mar, 2017 - 12:50 • José Pedro Pinto

"Ganhando, o Benfica tem meio campeonato resolvido", projecta.

A+ / A-

Rui Águas está a torcer, sobretudo, por uma semana "tranquila" antes do clássico. O antigo jogador de Benfica e FC Porto deseja que todos os intervenientes tenham um atitude comedida e defende uma punição severa para quem promover polémicas.

"Acho que as semanas deviam ser todas tranquilas, pelo menos antes dos jogos e deviam ser tomadas medidas nesse sentido. Espero que isso suceda, que o jogo seja bom e bem arbitrado. A história da arbitragem não tem fim. Os que perdem mais, queixam-se mais", desabafa.

O treinador considera que se trata de um problema cultural e da ausência de um regulamento que ponha cobro a estas situação. "[A culpa é] Da nossa cultura, da falta dela e da falta de medidas. Os que continuamente põem em causa os árbitros deviam ser mais penalizados", sustenta.

Ambiente "esquentado" para os jogadores? "Já houve climas bem mais quentes"

O clima está esquentado há várias semanas, com sucessivas trocas de acusações entre Benfica e FC Porto, pelos meios oficiais, oficiosos e comentadores afectos aos dois grandes. Rui Águas acredita, no entanto, que os jogadores saberão passar ao lado da controvérsia. Tanto mais que os artistas, por força da globalização do futebol, pouca ligação emocional têm a um clássico desta dimensão.

"Já houve climas bem mais quentes do que na actualidade, mas o contexto era outro, mais português e com gente que percebia o que era um Benfica-FC Porto. Hoje em dia, as coisas são diferentes. Há muitos jogadores estrangeiros. Não se coloca em causa o profissionalismo, mas verifica-se é o facto de haver gente que não tem ideia da rivalidade. Isso suaviza um bocadinho o espírito dos atletas, que são, muitos eles, estrangeiros", assinala.

"Ganhando, o Benfica tem meio campeonato resolvido"

Benfica e FC Porto entrarão em campo separados por apenas um ponto e em jeito de previsão, Rui Águas é claro: vencendo, o tricampeão dá meio passo rumo ao inédito tetra.

"Acho que as coisas estão muito equiparadas. O Benfica joga em casa e tem, teoricamente, alguma vantagem, embora com o FC Porto seja sempre difícil. Ganhando, o Benfica terá meio campeonato resolvido, até porque depois tem o dérbi com o Sporting, que é sempre uma incógnita. Por isso, parece-me importante, na óptica do Benfica, que a vitória contra o FC Porto seja um facto", completa.

O Benfica-FC Porto está marcado para 1 de Abril, no Estádio da Luz e arranca às 20h30. Jogo com relato na antena da Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+