Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Neve fecha escolas e condiciona estradas em Montalegre, Sabrosa e Alijó

23 mar, 2017 - 08:45

Mais 1.300 crianças ficam sem aulas esta quinta-feira. As autoridades aconselham precaução na condução.

A+ / A-

No distrito de Vila Real, as escolas vão estar fechadas nas vilas de Alijó, Montalegre e Sabrosa devido à queda de neve e formação de gelo, segundo fontes das autarquias.

A queda de neve é mais comum a norte do distrito e um cenário usual no concelho de Montalegre. No entanto, mais a sul esta noite nevou também com intensidade, provocando constrangimentos que levaram à suspensão das aulas nos concelhos de Alijó e Sabrosa.

O responsável pela Protecção Civil de Alijó, José Carlos Rebelo, disse à Lusa que a direcção do agrupamento de escolas decidiu interromper hoje as aulas por precaução e devido à acumulação de neve no próprio recinto escolar.

São cerca de 700 os alunos que frequentam os estabelecimentos escolares da vila.

Segundo o presidente do município, Domingos Carvas, apesar das ligações principais do concelho estarem transitáveis, considerou-se que não havia condições de segurança para a passagem dos transportes mais pesados, como os escolares.

O autarca referiu que são cerca de 650 as crianças, desde o primeiro ciclo ao secundário, que hoje não vão ter aulas.

David Teixeira, vice-presidente da Câmara de Montalegre e responsável pela Proteção Civil, disse à agência Lusa que a circulação é perigosa, principalmente devido ao gelo, pelo que, e por uma medida de precaução foi decidido que os transportes escolares não iriam circular e as escolas da vila vão ficar fechadas hoje.

Ficam assim, sem aulas, cerca de 500 alunos do centro escolar (1.º ciclo e pré-escolar) e escola básica e secundária Doutor Bento da Cruz, no distrito de Vila Real.

O responsável adiantou que os meios da protecção civil estão no terreno nas operações de limpeza das vias e no espalhamento de sal.

Ao lado, em Boticas, cerca de 100 estudantes das aldeias mais altas também não vão às aulas esta manhã devido às dificuldades de circulação dos transportes escolares.

O autarca Fernando Queiroga referiu que a neve, mas principalmente o gelo que se acumulou por cima, está a criar dificuldades nas estradas das zonas mais altas.

A neve caiu ainda nos concelhos de Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, Chaves, Murça, Valpaços e Mondim de Basto, Mesão Frio e Santa Marta de Penaguião, mas praticamente todas as estradas estão desobstruídas após a acção dos meios da Protecção Civil, que estiveram em operações de limpeza das vias e espalhamento de sal.

Devido à intensidade da neve, o Itinerário Principal 4 (IP4), na zona do Alto de Espinho, na serra do Marão, chegou a estar cortado ao trânsito durante a noite e a neve desceu também à cota da Auto-estrada 4 (A4) Túnel do Marão, causando alguns transtornos aos automobilistas.

Segundo fonte da GNR, as principais estradas do distrito estão transitáveis, aconselhando, no entanto, muitas precauções na circulação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+