Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

CDS exige afastamento de Dijsselbloem em voto na Assembleia da República

22 mar, 2017 - 14:00

O BE também anunciou a apresentação de um voto de repúdio no parlamento.

A+ / A-

O CDS-PP anunciou que vai apresentar um voto no parlamento exigindo a demissão do presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, considerando inaceitáveis as declarações do ministro das Finanças holandês.

"As declarações do presidente do Eurogrupo são inaceitáveis e devem dar lugar à sua demissão imediata. Não aceitamos o preconceito que o ministro das Finanças holandês, do Partido Socialista, tem para com os países do Sul", afirmou o deputado centrista Mota Soares.

Além de considerar que as declarações são sexistas, ofendendo profundamente as mulheres e todos os portugueses, o deputado centrista referiu que denotam também "um preconceito de quem acha que os países do Sul trabalham pouco".

"Portugal, convém que nós lembremos, conseguiu em cerca de quatro anos, reduzir de mais de 11% para menos de 3% o seu défice, o que significa que houve um trabalho muito profundo feito do ponto de vista interno", afirmou.

"São declarações que são também sexistas e que ofendem profundamente as mulheres, os homens, os portugueses", frisou igualmente.

O BE também anunciou a apresentação de um voto de repúdio na Assembleia da República.

O Governo português, por intermédio do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, na terça-feira, e do primeiro-ministro, António Costa, hoje, já pediram o afastamento de Dijsselbloem da presidência do fórum de ministros das Finanças da zona euro, posição subscrita, também hoje em Bruxelas, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

"A Europa só será credível com um projecto comum no dia em que o senhor Djisselblom deixe de ser presidente do Eurogrupo e haja um pedido de desculpas claro, relativamente a todos os países e povos que foram profundamente ofendidos por estas declarações", disse hoje António Costa.

Numa entrevista concedida na segunda-feira ao jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung, Dijsselbloem afirmou: "Durante a crise do euro, os países do norte mostraram solidariedade com os países afectados pela crise. Como social-democrata, atribuo uma importância extraordinária à solidariedade. Mas também deve haver obrigações: não se pode gastar todo o dinheiro em copos e mulheres e depois pedir ajuda".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • J.p
    22 mar, 2017 Porto 16:37
    Então, pelos vistos o problema não está em cometer o pecado, mas na forma como este é cometido...Dinheiro mal gasto, sempre houve continua a haver… Então, caro Srº Ministro dê o nome aos “ bois”, e não tome a parte pelo todo...Pois, coitado do pobre Português, que mal ganha para comer quanto mais para gastar em mulheres e vinho… Diga lá Srº Ministro, o “Nome” desses senhores que desfalcaram o País...Diga lá Srº Ministro, que é necessário, apertar a malha da corrupção e punir os culpados… Diga lá Srº Ministro, que é essencial, criar novas leis a nível Europeu para combater a fraude e a evasão fiscal... Não é para isso que aí está!!! E não ofenda, o pobre Português, que como o fado diz, nasceu malfadado por ter nascido pobre..
  • DR XICO
    22 mar, 2017 Lisboa 15:36
    Cristas mais uma vez aparece com o grande partido da oposição com ideias próprias, Já o PSD nada diz sobre a falta de respeito daquele ordinário que ofendeu todos os portugueses em especial as mulheres. Passos Coelho deve estar de acordo com o idiota ou ainda anda a arrumar a casa depois de ter arranjado uma candidata a Lisboa que vai ficar em 3º lugar na melhor as ipoteses.
  • hipocrisia
    22 mar, 2017 lx 15:10
    Querem agora limpar-se! Quando andaram a apoia-lo para a austeridade e o empobrecimento do País era o melhor e dizia as verdades, as do CDS e do PSD. Não havia alternativas! O ze tuga vivia acima das suas possibilidades e tinha de sair da zona de conforto! Estes CDS são tão vergonhosos como ele!
  • Jorge
    22 mar, 2017 Sintra/Queluz 14:50
    Até o CDS! Onde é que está o PSD? Parece-me que o Largo do Caldas, chegou-se à frente e está a forçar o PPD/PSD a dizerem alguma coisa.
  • João Góis
    22 mar, 2017 Granja do Ulmeiro 14:23
    Oh PALHAÇO, não se aponta porque é feio.

Destaques V+