Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

A “paciência estratégica” acabou. Estados Unidos admitem acção militar contra Coreia do Norte

17 mar, 2017 - 10:57

De visita em Seul, o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, pediu ainda à China que implemente sanções contra o regime de Pyongyang.

A+ / A-

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, admitiu esta sexta-feira, que uma acção militar contra o regime de Pyongyan “é uma opção em cima da mesa”, caso a Coreia do Norte aumente o nível das suas ameaças.

“A política de paciência estratégica acabou”, advertiu o Secretário de Estado de Donald Trump, numa conferência de imprensa conjunta com o homólogo sul coreano depois de visitar a zona desmilitarizada que divide a península.

Apesar de ter deixado claro que os EUA não querem “que as coisas cheguem a esse ponto”, Tillerson entende que se a Coreia do Norte elevar o nível de ameaça através do seu programa de armamento, essa opção estará “em cima da mesa”.

No início desta semana, a Coreia do Norte criticou a realização de exercícios militares conjuntos da Coreia do Sul e Estados Unidos, classificando-os como um ensaio de um ataque preventivo a Pyongyang, ameaçando retaliar face a "violações da sua soberania".

Em Seul, o secretário de Estado pediu, ainda, à China para implementar sanções contra os vizinhos norte-coreanos, nesta que é a primeira visita de Tillerson como secretário de Estado norte-americano à Coreia do Sul.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+