Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Legionella em Vila Franca de Xira. Sete pessoas e duas empresas vão a julgamento

15 mar, 2017 - 13:11 • Marina Pimentel

O surto de legionella, em 2014, na região de Vila Franca de Xira, afectou centenas de pessoas e provocou doze mortes.

A+ / A-

O Ministério Público (MP) quer levar a julgamento sete arguidos pela prática dos crimes de infracção de regras de construção e ofensas à integridade física por negligência, no âmbito do caso do surto de legionella que afectou Vila Franca de Xira, em 2014.

O MP acusa são também duas empresas pela prática do crime de infracção de regras de construção: a fábrica de adubos de Alverca do Ribatejo e a empresa responsável pelo tratamento da água existente nos circuitos de arrefecimento.

Em Julho de 2016, o MP já tinha informado de que sete pessoas e duas empresas, entre elas a Adubos de Portugal (ADP), tinham sido constituídas arguidas no âmbito deste inquérito.

Em comunicado, a Procuradoria Distrital de Lisboa justifica os quase dois anos e meio de investigação pela excepcional complexidade técnica e científica do caso motivado pelo surto de legionella, ocorrido entre os meses de Outubro e Dezembro de 2014, na região de Vila Franca de Xira e concelhos limítrofes, na sequência do qual um número significativo de pessoas foi infectada com a chamada "doença dos legionários" e que provocou doze mortes.

Nas circunstâncias apuradas, verificou-se terem existido condições propícias, por um lado à multiplicação da bactéria e, por outro, à sua propagação através de aerossolização, nomeadamente, por causa das omissões referidas e associadas ás condições atmosféricas existentes no período em questão.

De todos os “casos” notificados à Direcção Geral da Saúde como fazendo parte do designado “surto”, só se mostrou possível estabelecer o aludido nexo de causalidade em 73 situações. Nas restantes, ou se mostrou inviável a recolha de amostras clínicas ou, nestas, não foi identificada estirpe ou a estirpe identificada era distinta da detectada nas amostras ambientais recolhidas. Nesse pressuposto, determinou-se o arquivamento parcial do inquérito quanto a possíveis responsabilidades criminais por falta de provas indiciárias.

Determinou-se, igualmente, o arquivamento parcial do inquérito quanto à eventual verificação de um crime de poluição, por não se mostrarem preenchidos alguns dos respectivos elementos típicos.

A investigação foi dirigida pelo Ministério Público do núcleo de Vila Franca de Xira Departamento de Investigação e Acção Penal da comarca de Lisboa Norte, apoiados pela Polícia Judiciária.

[Notícia actualizada às 15h38]

Um surto de legionella como poucos. Todas as respostas em 90 segundos
Um surto de legionella como poucos. Todas as respostas em 90 segundos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+