Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

François Fillon indiciado por desvio de dinheiros públicos

14 mar, 2017 - 14:54

O candidato deverá comparecer perante os juízes de instrução na próxima quarta-feira.

A+ / A-

O candidato presidencial François Fillon foi esta terça.-feira indiciado pelo Ministério Público francês por uso indevido de dinheiros públicos.

Contrapartida financeira do uso indevido de fundos públicos, cumplicidade no uso indevido de fundos públicos e declaração incorrecta de rendimentos são outras das suspeitas que recaem sobre o antigo primeiro-ministro.

François Fillon compareceu esta terça-feira perante os juízes para ser formalmente acusado, audição que foi antecipada um dia para "poder ser feita em condições de serenidade", segundo um dos advogados.

A acusação surge a pouco mais de um mês da primeira volta das presidenciais francesas.

O candidato é suspeito de ter criado empregos que a mulher e os filhos nunca exerceram, remunerados com fundos parlamentares.

O caso, divulgado no final de janeiro pelo semanário "Le Canard Enchaîné", terá permitido ao ex-primeiro-ministro receber mais de 800 mil euros ao longo de uma década.

O candidato nega as acusações, assegurando que os empregos eram reais e admitindo apenas como "erro" ter querido rodear-se de pessoas de confiança.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+