Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sobe tensão entre Holanda e Turquia. Embaixada encerrada “por razões de segurança"

11 mar, 2017 - 21:22

Holanda está a impedir entrada de ministros turcos no país para realizarem comícios pró-Erdogan. Uma governante turca já foi expulsa do país.

A+ / A-
Tensão diplomática. Erdogan acusa Holanda de fascismo
Tensão diplomática. Erdogan acusa Holanda de fascismo

A representação diplomática da Holanda na Turquia está encerrada “por razões de segurança”. De acordo com fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Ancara, citada pela agência Reuters, tanto a Embaixada como o Consulado holandeses estão seladas pelas autoridades, numa altura em que aumenta a tensão entre os dois países.

Este sábado foi barrada a entrada na Holanda e depois detida a ministra dos Assuntos Familiares, que viajava de automóvel da Alemanha, para participar num comício em Roterdão. Fatma Betul Sayan Kaya foi declarada persona non grata e escoltada até à fronteira.

Centenas de pessoas, alegadamente cidadãos turcos em Roterdão, na Holanda, não gostaram desta atitude e vieram para a rua protestar contra a expulsão da ministra. A polícia anti-motim foi chamada ao local.

Já Mevlut Çavusoglu, chefe da diplomacia turca, tinha sido impedido de aterrar naquela cidade holandesa mas, entretanto, já aterrou em França para participar numa acção de campanha aos imigrantes turcos em Metz que terá lugar este domingo.

O Presidente Erdogan já veio dizer que a atitude do Governo holandês “é fascista e nazi”.

A polémica começou com o início da campanha do referendo constitucional marcado para 16 de Abril na Turquia. Se passarem, as alterações à Constituição vão transformar a Turquia num regime presidencialista e reforçar os poderes de Erdogan.

Os ministros turcos estão a querer fazer campanha também fora do país em zonas onde haja muitos emigrantes turcos. No entanto, Holanda, Alemanha, Suíça e a Áustria têm recusado esse tipo de comícios pró-Erdogan. Amesterdão, por exemplo, já tinha manifestado preocupações de segurança motivadas pela proximidade entre o comício e as eleições legislativas na Holanda, que são na quarta-feira.

As tensões entre Ancara e vários países europeus pioraram desde a tentativa de golpe de estado de Julho.

[corrigido e actualizado às 00h35]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • conde
    12 mar, 2017 algures 11:51
    e quer este artista entrar na cee esperemos que isso nunca aconteça
  • Luis
    12 mar, 2017 Lisboa 08:47
    Quanto tempo se vai aguentar não sei mas algo me diz que este tiranete ainda vai acabar mal.
  • Sempre Atento
    11 mar, 2017 Beira Interior 22:48
    Este Otomano julga que pode fazer o que bem entender na terra dos outros, um ditador moderno, e ele sim com certas ideias nazis.

Destaques V+