Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caixa regista prejuízo recorde de quase dois mil milhões

10 mar, 2017 - 02:20

O banco estatal decidiu limpar as contas e reconheceu imparidades ou perdas de valor dos activos de mais de 2,7 mil milhões de euros, avança a SIC Notícias.

A+ / A-

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou um prejuízo recorde de 1,9 mil milhões de euros em 2016, avança a SIC Notícias.

Os números vão ser oficialmente divulgados esta esta sexta-feira pelo novo presidente do banco público, Paulo Macedo.

A Caixa Geral de Depósitos decidiu limpar as contas e reconheceu imparidades ou perdas de valor dos activos de mais de 2,7 mil milhões de euros, adianta a SIC Notícias.

Em causa estão empréstimos que o banco não vai conseguir recuperar e perdas com outros activos, como o imobiliário.

O valor de 2,7 mil milhões de euros servirá de base para a segunda fase do aumento de capital da Caixa Geral de Depósitos.

O plano de recapitalização da CGD, negociado em 2016 com a Comissão Europeia, prevê um aumento de capital até 5 mil milhões de euros.

A primeira fase da recapitalização da CGD consistiu num aumento de capital, através da conversão de dívida em acções (instrumentos híbridos chamados CoCos) e pela transformação da participação do Estado na Parcaixa, a holding criada em 2012 pela CGD e pela Parpública e que, com a recapitalização, vai passar para as mãos do banco público.

A segunda fase inclui uma operação de emissão de dívida subordinada e a injecção de fundos públicos até ao limite de 2.700 milhões de euros.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • vasco
    12 mar, 2017 Viseu 12:08
    Em tempos que já lá vão um cliente chegava ao balcão de uma instituição bancária abria uma conta a prazo e essa instituição chegava a pagar entre 20 e 30% de Juros ao ano, hoje se esse mesmo cliente fizer o mesmo a instituição bancária pouco ou nada lhe paga e ainda acaba é por lhe cobrar capital pelo simples facto de lhe guardar o dinheiro, e diga-se de passagem, por vezes tão mal guardado. V.G. BES; BPN etc. Porque será?
  • Só disto
    10 mar, 2017 Coimbrões 14:18
    Políticos e políticas e meia tijela. Amadores. Isto não acontece se não houver responsáveis. Ou são também os computadores.
  • Descrédito completo
    10 mar, 2017 Marrazes 14:13
    Listas não divulgadas têm em conta cores políticas, amiguismos, simpatias, favores .Que haja decência nestas coisas. Os sucessivos governos têm implicação.
  • A podridão
    10 mar, 2017 S. João 13:59
    Pelotão da treta e caixa falida. O que fazemos e dizemos é só fachada. Os políticos falam verdade? O passos deixou arrastar a Caixa até ao pior. O desejo desejo dele era vendê-la.Anda para aí com tretas e tretas quando na realidade nada fez.
  • Jp
    10 mar, 2017 Porto 12:01
    Honestidade seria, a publicação da lista de devedores... O Povo tem direito a saber quem são estes senhores... Até porque já desconfia-mos, só nos falta ter a certeza...Vergonha....E depois querem Portugal no plutão da frente da UE...
  • VEREGONHA
    10 mar, 2017 Lamas 11:58
    Que os criminosos sejam responsabilizados. E deixem-se de penas suspensas.
  • Uma nojeira
    10 mar, 2017 Lobão 11:47
    Estou à espera que haja uma auditoria que sejam castigados os prevaricadores . Os políticos em quem votámos apresentam sempre desculpas e subterfúgios . Não tenho palavras para tal corja de bandidos. Os depositantes são verbos de encher? A justiça já há muito que devia averiguar. Os que forem incriminados saem sempre com pena suspensa. Portugal um país com mil e uma dificuldades e deixa sair para off shores dez mil milhões. Isto é normal? Se tirarmos a água toda a um poço onde é que temos água para regar. Políticas enganosas que não valem nada nem servem nada.
  • Castro
    10 mar, 2017 Porto 11:24
    Mas onde param o raio das "IMPARIDADES" a quem convém que a lista não seja divulgada! Triste país, onde chegaste.
  • André Souza
    10 mar, 2017 Alverca 09:19
    É triste que as "meninas gritantes "do BE, que o sr Jerónimo de Sousa do PARTIDO COMUNISTA, que se dizem tão amigos do povo, estejam calados e não queiram saber quem foram as pessoas e empresas que NÃO PAGARAM à CGD....como cidadão, pagante de impostos, não sou de nenhum partido, acho lamentável o " bando" de deputados que nos representam. É por estas e por outras que depois se elegem "anormais".
  • Mauel Damião
    10 mar, 2017 Cascais 08:59
    Hoje vou pedir um empréstimo de 500 milhões de euros à caixa............. garantia? o que é isso??

Destaques V+