Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Conselho Europeu. Polónia não consegue travar reeleição de Donald Tusk

09 mar, 2017 - 16:10

O antigo primeiro-ministro polaco ocupa o cargo desde 2014.

A+ / A-

O antigo primeiro-ministro polaco Donald Tusk foi reconduzido esta quinta-feira na presidência do Conselho Europeu.

Um dos países que se opôs foi o Governo polaco, que indicou outro candidato ao cargo, o eurodeputado Jacek Saryusz-Wolski.

"Grato pela confiança e pela avaliação. Farei o meu melhor para tornar a União Europeia melhor", prometeu Donald Tusk numa primeira reacção publicada na rede social Twitter.

Mais tarde, em comunicado, agradeceu a solidariedade e apoio dos líderes europeus que o reconduziram no cargo, apesar da oposição da Polónia.

“Sei que pode soar como um paradoxo, devido ao contexto, mas a vossa decisão foi hoje a expressão da vossa unidade”, adiantou, prometendo que irá trabalhar com todos os chefes de Estado e de Governo dos 28 Estados-membros, sem exceção, porque, salientou: “estou verdadeiramente devotado a uma Europa unida”.

A chanceler alemã, Angela Merkel, considerou que a reeleição de Tusk enviará "um sinal de estabilidade para toda a União Europeia".

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou Donald Tusk pela reeleição na presidência do Conselho Europeu, esperando que durante o seu mandato "a participação de Portugal no projeto europeu possa encontrar novas oportunidades para se fortalecer e consolidar".

O primeiro-ministro, António Costa, considera que a presidência do Conselho Europeu está em boas mãos, assim como a Comissão Europeia de Jean-Claude Juncker, mas disse esperar que "rapidamente" haja uma mudança no Eurogrupo.

A escolha do presidente do Conselho Europeu dominava a agenda da cimeira de chefes de Estado e de Governo da UE, em Bruxelas, sendo que Tusk já tinha praticamente garantida a sua recondução para um novo mandato de dois anos e meio, apesar da oposição do seu país, a Polónia.

"As regras foram quebradas"

A reeleição de Donald Tusk demonstra que a União Europeia é dominada pela Alemanha, acusa Jaroslaw Kaczynski, líder do partido que governa a Polónia.

O conservador Kaczynski não tem dúvidas de que os líderes europeus violaram as regras na forma como reconduziram o presidente do Conselho Europeu.

“A regre de que os responsáveis de alto nível devem ser apoiados pelo país de origem foi quebrada”, disse o líder do Partido Lei e Justiça, que afastou a possibilidade de a Polónia abandonar a UE.

[notícia actualizada às 00h28]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    09 mar, 2017 palmela 17:31
    Senhor bastos se o costa fosse educado tinha deixado os primos da mao e tinha estdo presente no funeral de mario soares! E um bardamerda de um primeiro ministro sem sentido de estado!
  • 09 mar, 2017 palmela 16:43
    O jose bastos e o paulino nao percebem que trump ainda nao explicou como vai fazer porque esta a pensar! Voces podiam ser menos burros intervalem como diz o primeiro ministro!

Destaques V+