Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE 2016: UTAO estima défice de 2,3% do PIB, acima do previsto pelo Governo

07 mar, 2017 - 12:56

Crescimento do PIB em 2017 pode subir até 1,9%​, indica a unidade técnica do parlamento, numa nota enviada aos deputados.

A+ / A-

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) estima que o défice orçamental de 2016 em contabilidade nacional, a que conta para Bruxelas, se tenha situado em 2,3% do PIB, acima da última estimativa do Governo, que aponta para 2,1%.

"No que se refere a 2016, estima-se que o défice em contabilidade nacional se tenha situado em 2,3% do PIB (2,6% do PIB excluindo operações de natureza temporária), o que a confirmar-se deverá permitir o encerramento do Procedimento dos Défices Excessivos", afirmam a UTAO, numa nota enviada aos deputados e a que a agência Lusa teve acesso esta terça-feira.

A confirmar-se, esta estimativa dos especialistas que apoiam o parlamento fica abaixo da meta de um défice orçamental de 2,5% do PIB definida por Bruxelas, aquando do encerramento do processo de sanções, mas acima da última estimativa apresentada pelo Governo, de que o défice não ficaria acima de 2,1% do PIB em 2016.

Só no final de Março é que o Instituto Nacional de Estatística (INE) vai revelar o valor final do défice orçamental do ano passado em contas nacionais.

Crescimento do PIB em 2017 pode subir até 1,9%

Na projecção para o crescimento da economia portuguesa este ano, a UTAO admite que possa ser revista em alta em 0,4 pontos percentuais, para 1,9%, no seguimento do crescimento do PIB verificado em 2016.

"A projeção para o Produto Interno Bruto [PIB] anual poderá ser eventualmente revista em alta em 0,4 pontos percentuais para 1,9%", face aos 1,5% previstos no Orçamento do Estado de 2017 (OE2017), lê-se na nota remetida pela UTAO aos deputados.

A estimativa da UTAO tem em conta o efeito de "carry-over", ou seja, de arrastamento, que o crescimento económico na segunda metade de 2016 terá este ano, bem como a manutenção da dinâmica de crescimento intra-anual.

"Sempre que o crescimento do último trimestre é superior à média dos últimos quatro trimestres existe um efeito de ‘carry-over’ positivo, ou ‘overhang’ estatístico", explicam os técnicos que apoiam os deputados no parlamento.

Foi o que aconteceu: na semana passada, o Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou que a economia portuguesa cresceu 1,4% no conjunto de 2016 e que, no quarto trimestre, o PIB cresceu 2% em termos homólogos e 0,6% face ao trimestre anterior.

"Tendo em conta a divulgação dos dados das contas nacionais sobre o quarto trimestre de 2016 pelo INE, o efeito de base associado ao PIB de 2016 que irá influenciar a medição da taxa de variação do PIB de 2017 é de cerca de 0,96 pontos percentuais. A dimensão deste 'carry-over' positivo para 2017 representa dois terços do crescimento esperado de 1,5% (no OE2017). Deste modo, é possível concluir que o resultado conhecido para o 4.º trimestre de 2016 torna menos exigente o comportamento da dinâmica intra-anual em 2017 para que se atinja o crescimento do PIB considerado no OE/2017", afirma a UTAO.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • COSTA DEMAGOGO
    07 mar, 2017 Lx 16:51
    O Costa é um pantomineiro sem pudor..é só mentiras para enganar o pagode.Um verdadeiro vendedor da banha da cobra e um ilusionista...Um país a caminhar para o abismo com os sorrisos e o colinho dos Costas da vida e do Marcelo...Tristeza andarmos sempre de mão estendida e assim vamos perdendo a soberania. As contas dos xuxas são sempre marteladas...Porque será que nunca batem certas?
  • Nuno Flores
    07 mar, 2017 Oeiras 16:34
    Estarão a sugerir que o governo e o seu ministro das finanças não falaram verdade, outra vez? Neste país já não pode quem quiser ter a sua própria verdade? sem ser posta em causa muitas vezes.
  • DR XICO
    07 mar, 2017 Lisboa 14:40
    O braço armado da direita mais extremista do PSD/CDS a malta da UTAO a bisavó Teodora Cardoso continua na senda da afronta aos portugueses, governo e Presidente da Republica. Esta UTAO é mais um organismo de taxos de gente que não tem emprego decente e vive à custa dos impostos dos portugueses. Como Passos Coelho não é capaz de se impor como oposição, o PSD manda esta "gente" mandar vento no deserto., TB para um partido que defende o governador do BdP está tudo a bater certo.

Destaques V+