Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Guimarães Acolhe” 30 refugiados yazidi

06 mar, 2017 - 07:41

Portugal recebeu até 28 de Fevereiro 1.085 refugiados ao abrigo do programa de recolocação da União Europeia.

A+ / A-

Veja também:


Trinta pessoas da comunidade yazidi "com necessidade de protecção internacional" chegam a Guimarães esta segunda-feira. Vão ficar instaladas em alojamentos cedidos por instituições da rede social do concelho.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Câmara Municipal esclarece que aqueles 30 refugiados se vão juntar aos 43 oriundos de Eritreia, Etiópia, Síria e República Centro Africana e que já estão no concelho ao abrigo do plano de acção denominado “Guimarães Acolhe”.

Segundo o texto, o programa surgiu do "imperativo humanitário" sentido pelo município e por 17 instituições "em responder ao apelo do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e do Governo português para prover o acolhimento de pessoas com necessidade de protecção internacional".

O objectivo da autarquia é "proporcionar condições de bem-estar e segurança às pessoas acolhidas, através dum forte envolvimento da sua rede social, desenvolvendo uma acção local convergente, integrada e articulada entre todos aqueles que nele participam".

Os yazidis são uma minoria religiosa que tem sido alvo de perseguição e massacres na Síria e no Iraque por parte dos apoiantes do Estado Islâmico.

Para Guimarães seguem oito famílias, compostas por nove mulheres, oito homens e 13 crianças. Vão ter acesso a aulas de português, estando alguns inseridos no mercado de trabalho e/ou a fazer formação profissional, indica o comunicado da Câmara.

"Sempre que possível, são proporcionadas outras actividades que contribuam para a sua integração social, como visitas a espaços históricos e eventos locais, participação em actividades culturais e desportivas e mais, recentemente, aulas de informática", aponta ainda o município.

Portugal recebeu, até 28 de Fevereiro, 1.085 refugiados ao abrigo do programa de recolocação da União Europeia (UE), de um total de 13.546, divulgou a Comissão Europeia. Dos 1.085 refugiados já recebidos, 810 são oriundos de campos na Grécia e 275 da Itália.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • otário cá da quinta
    06 mar, 2017 coimbra 19:33
    Estando alguns inseridos no mercado do trabalho, etc.. Claro, foram para uma região onde ainda há trabalho, trabalho para dar a esta gente ( ESCRAVOS ) , para assim dominarem também os nacionais. NÃO É POR ACASO QUE ESTA INVASÃO DE REFUGIADOS ACONTECE.
  • ze
    06 mar, 2017 prt 17:45
    Nao tarda à mais mouros no norte do que no sul.
  • de mal a pior!
    06 mar, 2017 Santarém 16:34
    Mais uns tantos que vêm receber umas massas sem nada fazerem e depois batem asa sem ninguém saber sequer por onde e para onde se escaparam, anda por aí muita gente a escapar-se atualmente de cadeias, barcos, aeroportos, centros de acolhimento e ninguém sabe por onde, só espero que não seja por debaixo das saias da senhora ministra do interior que com o seu ar angélico parece um pouco insonsa e distraída. Não haverá espaço no norte de África ou Médio Oriente onde estas pessoas possam ser recebidas com dignidade e mais integradas no seu meio ambiente?
  • Mário Guimarães
    06 mar, 2017 Lisboa 10:04
    Podes juntar a estes os repatriados açorianos enviados da América e do Canadá, que o Governo Regional mandou para o continente com passaporte europeu. Enquanto os portugueses vêm futebol e acreditam nas pastorinhas e no Papa Francisco.
  • Mário Guimarães
    06 mar, 2017 Lisboa 09:51
    O Povo português deve meter esta gente em casa dos políticos aqui metidos por estrangeiros no 25 de Abril . Depois a polícia vê-se a braços com bairros problemáticos e ainda são condenados quando perdem a paciência. Desta maneira e a pouco e pouco daqui a pouco existem mais estrangeiros em Portugal que portugueses . Recebemos os refugiados causados pelos amaricães , sovietes e franceses. Agora mandaram as tropas portuguesas defender os interesses franceses em África . Que vergonha de País a que isto tudo chegou. O PCP agora não manda as carpideiras para o aeroporto do Figo Maduro ,porquê? Podiam trocar também este nome de aeroporto por de um qualquer traidor ao País. País de anormais preocupados com o futebol e pastorinhas. Grandes Bezerros !
  • Tuga
    06 mar, 2017 Lisboa 08:04
    A traição à nossa cultura à nossa identidade continua!!! Os nossos velhos morrem abandonados, 3 milhões de jovens portugueses obrigados a abandonar o país, 2 milhões de portugueses com fome, milhares de crianças portugueses com fome. meio milhão de desempregados, e esta politicada a gozar a fazer pouco da miséria que vai por Portugal!!! Como o povo consente esta traição, este atraso civilizacional de séculos a eu faz confusão!! o povo está mesmo em coma profundo!!!

Destaques V+