Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mais um prémio internacional para filme português

05 mar, 2017 - 22:51

“Estilhaços” recebe, agora, um prémio em Bruxelas, depois de o mesmo ter acontecido no Cinanima e no Festival Internacional de Clermont-Ferrand.

A+ / A-

O filme "Estilhaços", do cineasta português José Miguel Ribeiro, recebeu o prémio da imprensa para Melhor Curta-Metragem no Anima - Festival de Cinema de Animação de Bruxelas.

Sobre a guerra colonial e os efeitos do stress pós-traumático em contexto familiar, o filme foi o único português seleccionado para a competição internacional do festival belga, que hoje terminou com o anúncio dos premiados.

Combinando imagem real, desenho animado e 'stop-motion', uma mistura justificada pela narrativa, "Estilhaços" centra-se na relação entre um pai e um filho.

Entre ficção e documentário, o filme cruza duas perspectivas sobre a guerra: a do pai, que a viveu, e a do filho, que cresceu a construir uma memória da guerra a partir dos relatos do progenitor.

Estreado no verão de 2016 no Festival de Locarno, o filme de animação de José Miguel Ribeiro foi também premiado em Portugal -- no Cinanima e nos Caminhos do Cinema Português -- e no Festival Internacional de Clermont-Ferrand, um dos mais importantes dedicados à curta-metragem, na categoria de Melhor Documentário.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+