Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Fome atinge 56 milhões de pessoas de 17 países com conflitos internos

30 jul, 2016 - 10:28

Situação é particularmente preocupante no Iémen, Síria, Sudão do Sul, Burundi e na bacia do lago Chade, alertam as Nações Unidas.

A+ / A-

Mais de 56 milhões de pessoas de 17 países afectados por conflitos internos, como a Guiné-Bissau, estão numa situação de crise ou emergência alimentar, segundo duas agências das Nações Unidas.

A Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) e o Programa Alimentar Mundial (PAM) entregaram um relatório na sexta-feira ao Conselho de Segurança da ONU sobre esses sete países e os obstáculos aos "esforços globais para erradicar a má nutrição" no mundo.

As duas agências, que têm sede em Roma, dizem que a situação é particularmente preocupante no Iémen, Síria, Sudão do Sul, Burundi e na bacia do lago Chade.

Cerca de metade da população do Iémen, 14 milhões de pessoas, estão numa situação de crise ou emergência por causa da fome. Na Síria, 8,7 milhões de pessoas (37% da população anterior ao início da guerra) precisam com urgência de ajuda alimentar, tal como 4,8 milhões no Sudão do Sul (40% da população).

Em países que estão num processo de saída de longas guerras civis, como a Colômbia, há milhões de pessoas que continuam a estar num alto grau de insegurança alimentar. Noutras regiões, as pessoas nessa situação representam uma grande fatia da população, como acontece no Burundi (23%), Haiti (19%) ou República Centro-africana (50%).

As agências estimam ainda que 80% dos refugiados sírios que vivem actualmente no Líbano precisem de ajuda alimentar urgente.

Há também uma série de países em que conflitos internos afetaram de forma significativa a segurança alimentar: República Democrática do Congo, Guiné-Bissau, Costa do Marfim, Libéria, Mali, Somália, Sudão, Iraque e Afeganistão.

A FAO e o PAM destacam que os conflitos internos são das principais causas da fome porque destroem campos em cultivo, gado e infra-estruturas agrícolas, além de bloquearam mercados e forçarem ao deslocamento da população. Além disso, contribuem para a propagação de doenças e dificultam o acesso dos governos e organizações humanitárias às pessoas afectadas, entre outros impactos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Eborense
    30 jul, 2016 Évora 19:38
    Nós não estamos em conflito e também em Portugal a fome é imensa e intensa. Ainda hoje na A2 se viu uma fila de 20 km de carroças de burro e bicicletas a pedal em direcção ao Algarve. É a austeridade! É a crise.
  • Mario Morais
    30 jul, 2016 Portugal 14:25
    Mas quem se importa com isso se esses conflitos são fonte de negócios lucrativos de muitos Países.

Destaques V+