Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​“Tiranossauro Rex”. Um espectáculo de memórias (por vezes) dissonantes

28 fev, 2017 - 00:04

Com estreia marcada para quinta-feira no Teatro Nacional D. Maria II, “Tiranossauro Rex” resulta de um convite feito a Alex Cassal.

A+ / A-

“Tiranossauro Rex – Procedimento básico de memorização e esquecimento”, espectáculo feito de memórias dissonantes ou desligadas da verdade, escrito e encenado por Alex Cassal, estreia esta quinta-feira no Teatro Nacional D. Maria (TNDM) II, em Lisboa.

Com texto e encenação de Alex Cassal, a peça resulta de um convite do director do TNDM II ao autor/encenador brasileiro. A acção decorre em cinco espaços do teatro, entre eles o bar dos actores, o guarda-roupa e a sala de costura.

Projectou-se por em cena personagens do próprio teatro, no entanto Alex Cassal acabou por concluir que “seria teatro a mais para aquele edifício, já de si carregado de histórias e memórias” e resolveu expor as memórias a partir de situações autobiográficas - “de memórias de família, de pessoas conhecidas”.

O encenador explica que as memórias do espectáculo, “assumidas como erro, fragmento, lacuna”, dão origem a uma história de pós-verdade, a uma que é contada por “quem consegue contar e isso não quer significar que seja o que aconteceu”. O monólogo que apresenta num quadro o neto a morder o dedo da avó e noutro plano a dentada a ser feita pelo filho é um dos exemplos dados pelo encenador.

Confrontado com o jogo de “memórias de memórias”, Alex Cassal confirma esta ideia, afirmando que a memória é uma “espécie de biblioteca-arquivo, onde se podem trocar todas as etiquetas” e que por vezes o todo não é o mais relevante, mas sim um ou mais fragmentos das histórias.

A peça “Tiranossauro Rex” é composta por uma acção inicial e sete monólogos, mas nem todos podem ser testemunhados pelo público. Só podendo assistir a cinco, os actores dividem livremente os espectadores em grupos. Esta divisão explica os cinco espaços dos bastidores utilizados durante a peça – entre eles estão o bar dos actores, o guarda-roupa e a sala de costura.

Além de os monólogos não terem qualquer interligação entre si, os próprios actores não estão “presos” à personagem que interpretam, podendo ser as personagens dos outros monólogos.

“Tiranossauro Rex” será interpretado de quinta-feira a domingo, até 27 de Março no TNDM II.

Do elenco fazem parte Alfredo Martins, António Pedrosa, Cláudia Gaiolas, Márcia Lança, Marco Paiva, Paula Diogo e Tónan Quito.

Alex Cassal também já teve em cena no Teatro Maria Matos, no ano passado, a peça “Cidades Invisíveis”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+