Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Quatro mil milhões pelo Novo Banco? Há uma proposta de última hora

27 fev, 2017 - 10:26

A nova proposta chega numa altura em que o Banco de Portugal negoceia em regime de exclusividade com os norte-americanos da Lone Star

A+ / A-

Uma semana depois do Banco de Portugal ter anunciado que estava a negociar a venda do Novo Banco em exclusivo com o fundo norte-americano Lone Star, a Athael Partners entregou, na sexta-feira, uma carta de intenções com uma oferta pelo Novo Banco, noticia esta segunda-feira o "Jornal de Negócios".

A proposta de última hora da Athael Partners, de Ricardo Santos Silva e Aba Schubert, poderá, segundo o "Jornal de Negócios", chegar a quatro mil milhões euros.

A proposta tem, no entanto, algumas condicionantes, com o Fundo de Resolução a poder receber, no máximo, três mil milhões de euros, aos quais se poderão adicionar mil milhões num aumento de capital.

A britânica Athael Partners já tinha manifestado, em Janeiro, o seu interesse pelo negócio do Novo Banco, mas na altura foi tornado público que a empresa só poderia entrar na corrida se juntasse à Lone Star ou a Apollo/Centerbridge. Segundo o "Jornal de Negócios", os britânicos não estão disponíveis para integrar a proposta da Lone Star.

A Lone Star é, neste momento, a empresa escolhida pelo Banco de Portugal para negociar em exclusivo a compra do Novo Banco, tendo nos últimos tempos sido divulgadas várias condições impostas ao fundo para que o negócio se realize. Uma delas é a necessidade de envolver investidores portugueses.

No último debate quinzenal, quando questionado pela líder do Bloco de Esquerda sobre as negociações com a Lone Star, o primeiro-ministro António Costa garantiu que, “em caso algum o Estado perderá 3.900 milhões” que o Estado emprestou ao fundo de resolução, acrescentado que “o facto de ser vendido a um valor inferior não exonera os bancos que têm de pagar ao estado”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Zeca
    27 fev, 2017 Madeira 19:15
    O banco da vergonha. Agora precionam os funcionários para dar compromissos e caso não os atinjam, sugerem a rescisão amigável. Os bancos deviam de ser proibidos de contactar os clientes para impingir seja lá o que for
  • PROPOSTA FIRME
    27 fev, 2017 Lx 16:58
    Pois também apresento a minha proposta pelo Novo banco...5 mil milhões desde que o Novo Banco me adiante o graveto...Pode ser assim? Assim o espero e que o Sem Tino aceite.
  • Romeu
    27 fev, 2017 Agueda 14:05
    É pena que este espaço se utilizado, não para dar opiniões mas, para descarregar raiva, má educação e disparates de quem nada percebe do que está a escrever.
  • Pedro
    27 fev, 2017 Leiria 13:19
    Pena que está geringonça seja tão lenta a tomar decisões vivem demasiado preocupados em apontar o dedo. Quando deveriam apontar a eles próprios falam do dinheiro dos contribuintes. ... então e aquilo que que estamos todos os dias a pagar no gasóleo e gasolina e mais IVA e por ai ao fora que entra nos bolsos do sestado. E ainda por cima a dívida esta a aumentar. Não entendo esta geringonça.
  • O Zé
    27 fev, 2017 Lx 12:38
    Se for verdade e não houver entraves nem "mas" quanto ao pagamento e que se verifique a existência da referida verba, deve então ser vendido de imediato...mais quem quer que seja o comprador, este deverá assumir todas as dividas e responsabilidades quanto aos credores e investidores, para deixar o Estado Português de uma vez por todos fora das responsabilidades particulares dos maus gestores dos BES BESI PT etc...
  • joa
    27 fev, 2017 Lisboa 11:30
    Mais 4 mil milhões para serem impunemnete roubados pelos medíocres gestores e máfias associadas! A Para o ano sabe-se que foram mais 4 mil milhões não declarados para off-shores! O povo e contribuintes pagam tudo!

Destaques V+