Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coimbra. Mais de um milhar de implantes cocleares em surdos profundos

25 fev, 2017 - 18:07

Metade dos pacientes eram crianças, área em que não há lista de espera.

A+ / A-

Nos últimos 30 anos o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra realizou mais de um milhar de implantes cocleares em surdos profundos.

Metade foram em crianças, área em que não há lista de espera, revelou o director da Unidade, em entrevista à Lusa, a propósito do Dia Internacional dos Implantes Cocleares, que este sábado se assinala.

Luís Filipe Silva sublinha que os resultados se situam ao nível dos melhores centros internacionais, já que 87% dos doentes fala ao telefone e a maioria das crianças frequenta a escola regular.

Refere ainda que Unidade Funcional de Implantes Cocleares tem contribuído para a integração dos surdos implantados no mercado de trabalho.

A técnica de implantação coclear foi trazida para Portugal por uma equipa de especialistas de Coimbra em 1985. Actualmente tem capacidade para fazer mais de 80 implantes por ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+