Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Visita de António Costa a Angola pode estar em risco

25 fev, 2017 - 14:49

De acordo com o “Expresso”, o executivo de Luanda considera que a acusação contra Manuel Vicente é um “sério ataque” e pode mesmo avançar com sanções.

A+ / A-

A visita do primeiro-ministro português a Angola pode estar em risco, segundo fontes citadas pela edição deste sábado do jornal “Expresso”.

Depois de o vice-presidente de Angola, Manuel Vicente, ter sido acusado de corrupção em Portugal não haverá condições políticas para receber António Costa em Luanda.

De acordo com o “Expresso”, o executivo de Angola considera que a acusação contra Manuel Vicente é um “sério ataque”.

O governo do Presidente José Eduardo dos Santos pode até estar a analisar a possibilidade de tomar uma posição dura em relação a Portugal, nomeadamente a aplicação de sanções.

A visita do primeiro-ministro português a Angola estava prevista acontecer esta Primavera, mas pode ser cancelada, como aconteceu esta semana com a deslocação da ministra da Justiça, Francisca Van Dunem.

O Governo angolano classifica como “inamistosa e despropositada” a forma como as autoridades portuguesas divulgaram a acusação do Ministério Público de Portugal ao vice-Presidente de Angola e alerta que essa acusação ameaça as relações bilaterais.

A posição foi divulgada, sexta-feira, numa nota do Ministério das Relações Exteriores de Angola, protestando veementemente contra as referidas acusações, “cujo aproveitamento tem sido feito por forças interessadas em perturbar ou mesmo destruir as relações amistosas existentes entre os dois Estados”.

António Costa já respondeu a estas críticas angolanas. À margem de uma visita ao Porto, o primeiro-ministro limitou-se a recordar a separação de poderes que existe em Portugal e manifestou a sua esperança de que as relações entre Lisboa e Luanda não sofram qualquer alteração negativa.

O Ministério Público português acusou o ex-presidente da Sonangol e actual vice-presidente angolano Manuel Vicente no âmbito da “Operação Fizz”, relacionada com corrupção e branqueamento de capitais.

O procurador Orlando Figueira, o advogado Paulo Blanco e o arguido Armindo Pires também estão acusados.

Manuel Vicente, à data dos factos presidente da Sonangol e actualmente vice-presidente de Angola, é acusado de corrupção activa (em co-autoria com os arguidos Paulo Blanco e Armindo Pires), de branqueamento de capitais (em co-autoria com os restantes arguidos) e falsificação de documento (em co-autoria com os restantes arguidos).

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • P.LORDATO
    25 fev, 2017 Almeirim 19:27
    Há o interesse de meia dúzia de papões portugueses em Angola e não deve ser por causa dos interesses destes papões que Portugal se deve estar a BAIXAR A ESTES DITADORES E RACISTAS. A JUSTIÇA É UMA COISA E O GOVERNO É OUTRA. A justiça deve actuar e condenar, seja ele ministro africano seja ele europeu. Não devemos esquecer que Angola também tem aqui grandes interesses, grandes fortunas e que também devem ser confiscadas, porque essas fortunas pertencem a Portugal.

Destaques V+