Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estado vai ser "garante" da solução para lesados do BES

22 dez, 2016 - 15:28 • Ricardo Vieira

Primeiro-ministro garante que o risco de serem os cofres públicos a pagar as indemnizações é "diminuto". Família Espírito Santo vai pagar, assegura.

A+ / A-

Veja também:


O Estado vai ser "o garante" da solução para os lesados do BES, esclareceu esta quinta-feira o primeiro-ministro, António Costa, no debate quinzenal na Assembleia da República.

Questionado pelo líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, o chefe do Governo deu pormenores sobre como vai funcionar o mecanismo de compensação para os investidores que adquiriram papel comercial do Grupo Espírito Santo (GES) aos balcões do antigo Banco Espírito Santo (BES).

"O risco de indemnização era particularmente elevado. O que se procurou fazer foi uma solução no qual se constitui um veículo que não será público, mas privado, não será financiado pelo Estado, mas por privados e a garantia de que o Estado só intervirá como garante", explicou António Costa no hemiciclo.

O primeiro-ministro deixou uma garantia aos portugueses: A probabilidade de a garantia estatal ser accionada é reduzida e o risco da solução para os lesados do BES ser suportada pelos cofres públicos é um "risco diminuto". "Em qualquer caso, iria recair sobre o fundo de resolução" da banca, argumenta António Costa.

O fundo privado vai tentar recuperar o dinheiro junto dos responsáveis pelo "misselling", pelas irregularidades nas vendas do papel comercial do GES e "se, houver excesso, será repartido pelos lesados".

“A probabilidade de não haver recuperação é diminuta, como resultado de um estudo elaborado pela Universidade Católica”, argumenta o primeiro-ministro.

Família Espírito Santo vai pagar

No final do debate quinzenal, o primeiro-ministro regressou ao tema da solução para os lesados do BES numa conferência de imprensa. Explicou "porque há que há boas razões para ter confiança na recuperação dos créditos"

"Primeiro, há um estudo da Universidade Católica que o demonstra, mas porque os 286 milhões que estão previstos pagar resultam, basicamente de três parcelas: uma resultado do próprio processo de resolução e que qualquer credor tem direito a receber", começou por salientar.

Em segundo lugar, prosseguiu, "a percentagem que é previsível que venha a resultar do processo de liquidação da ESI e da Rio Forte [empresas do Grupo GES], e a terceira tem a ver com a componente de indemnizações cíveis, já deduzidas nas acusações do Ministério Público, e que estão garantidas por um arresto preventivo dos bens da família Espírito Santo e de outras entidades responsáveis, que superem em muito esse montante de 286 milhões".

Fim da "incerteza e da desconfiança"

O primeiro-ministro disse aos jornalistas que o objectivo desta solução é "evitar o prolongamento de uma situação de incerteza, que penaliza os próprios lesados" e "cria a desconfiança geral de todos os portugueses quanto aos produtos financeiros que são comercializados pela banca.

Ao mesmo tempo, os lesados que aceitarem o acordo ficam desistem das acções legais contra o Estado, Banco de Portugal e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

"A aceitação pelos lesados deste acordo desonera o Estado, a CMVM e o Banco de Portugal de todos os pedidos judiciais que estão pendentes contra o Estado, a CMVM e o Banco de Portugal, ficando a litigância concentrada naqueles que são os responsáveis por esta situação, ou seja, quem foi responsável por, de uma forma fraudulenta, ter vendido papel comercial aos clientes do BES", frisou António Costa.

Os lesados do papel comercial do Grupo Espírito Santo (GES) disponibilizaram-se para receber até 286 milhões de euros dos produtos adquiridos, cerca de 50 a 75% do capital investido. Os créditos ascendem a 485 milhões de euros.

A solução foi anunciada na passada segunda-feira, mas algumas questões sobre o mecanismo que vai permitir ressarcir, parcialmente, cerca de 4 mil investidores.

O presidente do PSD acusou esta quinta-feira o Governo de ter feito "uma encenação" ao anunciar uma solução para os lesados do BES e disse esperar que o primeiro-ministro explique se a solução envolve riscos para os contribuintes.

[Notícia actualizada às 17h50]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel Martins
    24 dez, 2016 Lisboa 18:51
    Sr Luís o senhor for ao Casino jogar roleta e perder o dinheiro será o estado de o reembolsar e se comprar acções ou outros produto dos bancos e esse produto falir quem é que que tem competência para decidir o governo ou os Tribunais?????. A seguir ao 25 ABR 74 a bolsa de Lisboa de faliu até hoje ainda não pagaram essas acções????
  • RC
    22 dez, 2016 SANTO TIRSO 17:21
    Ao " Costa Demagogo". Oiça.... tenha vergonha e veja como trata as pessoas. O Snr. Primeiro-Ministro está a tentar minimizar os prejuizos que a m3rda do PSD consentiu. do PSD fez enquanto esteve no governo.
  • Eborense
    22 dez, 2016 Évora 16:51
    Sr. Costa! Isso do diminuto é quanto? Zero? Deixe-se de tretas. Todos os portugueses que têm um dedo de testa já perceberam que são os contribuintes que vão pagar. Depois, há uns outros, que têm umas palas e portanto, acham que não é assim.
  • Luis
    22 dez, 2016 Lisboa 16:45
    Coitada da extrema direita boçal e imbecil. O Emplastro de Massa Má ao levar as bordoadas que levou no lombo limitou-se a fazer beicinho quase parecendo um bébé chorão piegas. Limitou-se a pôr o aventaleiro do Monte Negro (todos sabemos de quê) a debitar mal e porcamente umas imbecilidades inconsequentes. A Cristas Ronalda, como grande artista circense que é, quis brindar o parlamento com uma gracinha tipo irrevogável Paulinho Feirante. Ofereceu uns óculos ao Costa para ele ver bem o presente. Em troca o Costa ofereceu-lhe um espelho retrovisor para ela ver melhor o passado de que ela é responsável. E andamos todos a pagar com lingua de palmo todas estas palhaçadass da extrema direita boçal e imbecil que quase ia destruindo o País. Só faltou ver o Bloco ou o PC oferecer uma cabeleira postiça ao Emplastro de Massa Má pois ele cada vez está mais careca. Não há pachorra para tanta mediocridade.
  • COSTA DEMAGOGO
    22 dez, 2016 Lx 15:37
    O pantomineiro Costa sempre a enganar o pagode...Uma tristeza.Arranja solução para tudo mas à conta do orçamento...Força kamarada, estamos perto de novo resgate com os juros da dívida a tocar os 4 por cento...Resta esperar por 2017... o resto é conversa fiada do demagogo, pantomineiro e vendedor da banha da cobra chamado Costa que anda a iludir os portugueses com as suas mentiras.

Destaques V+