Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa alerta para a possibilidade de “guerra mundial” por causa da água

24 fev, 2017 - 16:14 • Ecclesia

Francisco pede responsabilidade na gestão dos recursos hídricos, um direito "vital" de cada pessoa

A+ / A-

O Papa Francisco alertou, esta sexta-feira, no Vaticano, para a possibilidade de uma "guerra mundial” por causa dos recursos hídricos, afirmando que a água é um direito “vital” de cada pessoa.

“Pergunto-me se nesta terceira guerra estaremos aos bocados a caminho da grande guerra mundial pela água”, assinalou num encontro dedicado ao "direito humano à água" na Academia Pontifícia das Ciências (Santa Sé).

A iniciativa reúne cerca de 90 especialistas, entre professores, membros de ONG e representantes de governos.

Francisco recordou dados da ONU que não deviam deixar ninguém “indiferente”: “Mil crianças morrem todos os dias - mil todos os dias - por causa de doenças ligadas à água. Millhões de pessoas consomem água contaminada”.

O Papa apelou à implementação de “políticas públicas” que respondam a esta problemática “fundamental” e “muito urgente”, sublinhando que o acesso à “água potável e segura” é um direito humano “básico”.

A intervenção considerou que é necessário dar prioridade à água nas preocupações políticas e lamentou a existência da legislação que “nega” este “direito vital para todos os seres humanos”.

O seminário sobre o direito humano à água visa oferecer contributos e perspectivas interdisciplinares sobre a centralidade das políticas públicas na gestão da água e dos serviços de saneamento, adianta o Vaticano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • maria
    25 fev, 2017 gaurama 12:32
    agora sim o Temer vai sucatear a Amazônia...o tio San agradece

Destaques V+